11 de fevereiro de 2017

Os problemas do GTA Online


Fala calangos! 

Hoje vou fazer um post inverso ao que falei quanto a GTA V/GTA Online ser o melhor jogo da atualidade. Apesar do jogo apresentar um ótimo custo x benefício (em termos de possibilidades de entretenimento), ele tem suas falhas, algumas bem chatas.

Boraaaa!


1 - A Rockstar não cansa de fazer modos de PvP ruins

Aqui a crítica vai diretamente aos modos de PvP que ela cria periodicamente, não sei  o período ao certo mas talvez coisa de 1 a cada 2 meses, por aí.

Muitos tem um balanceamento pífio e são muitas vezes desinteressantes. O que torna esta parte do conteúdo ruim, apesar dela estar acertando em muita coisa fora deste âmbito (estes modos são como seções separadas do "modo livre", aquele livre aberto e sandbox).

Tem quem goste, mas sem dúvida é um ponto fraco do jogo.


2 - Os cheaters ainda não sumiram

O câncer dos games online ainda não possui cura. Apesar da Rockstar ter tomado iniciativas pesadas contra cheaters e afins, eles continuam aparecendo. Parece que estão em menor número, mas ainda estão por aí e muitas vezes causando problemas chatos demais.

Apesar de relatos diversos, faz tempo que não vejo um.


3 - O suporte não está lá tão bom assim

Até funciona, mas vejo muitas reclamações em vários meios sobre o suporte. Infelizmente este é um ponto a se observar com muita atenção, pois a população do jogo é crescente e é atualmente (Fev 2017) um dos jogos AAA mais jogados no mundo.

Pode ser puro mimimi do pessoal, eu ao menos ainda não precisei usar ele.


4 - As armas seguem lógicas estranhas

Apesar de algumas serem balanceadas entre si, outras quebram os padrões comuns totalmente:
  • A Pistola AP supera praticamente todas as pistolas e submetralhadoras compactas em termos gerais (requer nível 33). Pra mim a arma mais quebrada do jogo.
  • O Rifle de Precisão Pesado é garantia de "Hit-kill" em qualquer nível baixo/médio (requer nível 90).
  • A Metralhadora de Combate é tecnicamente superior a qualquer outra arma automática, que não seja a Minigun, a pé (requer nível 80).
  • Minigun é apelação total, seu único contra é a distância de precisão, o nível requerido (120), custo e a impossibilidade de encostar em alguma parede (cobertura).
Mas o que torna elas quebradas? Pistola AP dentro de veículos num geral é a melhor arma, Rifle PP é absurdo em dano geral e serve pra tudo (até pra derrubar aviões), MG de Combate tem um rendimento doentio em qualquer combate e a Minigun é uma MINIGUN! Não incluí explosivos porque eles na mão de uma ameba nem sempre fazem estragos.

Escopetas possuem um certo balanceamento, apesar das automáticas serem melhores no combate mais "intenso".

Vale lembrar que a precisão geral das armas no jogo é muito alta e fácil de manter ao segurar o dedo no "gatilho". 


5 - O PvP no modo livre muitas vezes é desregulado

Existem tecnicamente três tipos de PvP livre que ocorrem no GTA Online:
  • O moderado: com armas gerais, bombas e coisas do tipo.
  • O quebrado: focado em RPG, Minigun, Snipers e bombas.
  • O fo**-se: focado em tanques e aeronaves de guerra.
O problema aqui é maior pro pessoal de nível mais baixo, que muitas vezes não consegue competir contra um jogador experiente que apela pras itens finais do jogo, a chance de ganhar um duelo é relativamente baixa.


6 - Kuruma blindado

Este carro é o que chamam de "game changer". Quando ele foi adicionado no jogo simplesmente tornou a rotina de jogo muito mais segura, fazendo com que o conteúdo mais "PvE" se tornasse trivial.

No PvP livre ele não é algo tão impactante, por conta de ser frágil à explosões, porém nem todos gostam de pagar seguros altos em veículos alheios e tomar punição de "bad sport" (uma punição que te define como um cara "tóxico" no meio público do jogo).

Alguns jogadores não gostam do carro por conta desta segurança excessiva que ele traz, outros simplesmente não usam ele. Em alguns dos meus vídeos eu mostro como é "tranquilo" executar missões diversas sem um Kuruma blindado.


7 - Griefers

São aqueles caras que adoram acabar com a brincadeira do pessoal em seção pública. Normalmente estão voando nos seus Hydras e metendo o loco na cidade. Aqui existe uma linha tênue pra justificar se eles são realmente destruídores de diversão, afinal o jogo DÁ POSSIBILIDADE para isto (apesar que se você tomar muita punição de "bad sport", isto é, você normalmente só vai ser colocado em seções com gente troll e afins).

O modo livre é literalmente uma guerra civil em seções públicas, a questão é só ter sorte de cair em uma com um pessoal no mínimo moderado (é bem comum entrar em seções pacíficas).


8 - Muitos dos atraentes conteúdos mais recentes te forçam a jogar em seções públicas

Este é um ponto bem criticado pelos jogadores, afinal dependendo da seção a coisa complica (vide item 6 e 7).

Alguns jogadores encontram jeitos de burlar o sistema de seção pública filtrando as conexões entre jogadores (Firewall) e  poder jogar estes modos em paz (o que pode te limitar a jogar sozinho). Existem outros jeitos... :D


9 - A Rockstar parece estar literalmente só se importando com PvP

Este é um ponto que está implícito em muitas críticas da comunidade por aí. Desde reclamações por mais missões e golpes (heists) ou até mesmo os modos desinteressantes (item 1).

Aqui é mais um apontamento meu, pois o jogo tem espaço pra algo bem maior, a questão mesmo é saber se eles vão querer manter esta mesmisse caótica engessada no PvP ou se virá mais conteúdos cooperativos legais. Vale apontar que a Rockstar está sim trazendo conteúdos coop e tudo mais, porém o foco parece ser muito mais centrado no combate PvP e na anarquia em seção livre.

// E sim, eu sou um típico jogador PvE hoje.


10 - Obsolescência de algumas armas

Armas de DLC são adquiríveis desde o nível 1, isto é bom e ruim. Bom porque o novato já pega equipamentos decentes desde cedo, desde que tenha a grana pra isso; ruim porque muita coisa que estava no jogo antes das DLCs fica obsoleto (vide o fuzil inicial e pistolas mais fracas), geralmente além de deixadas de lado exigem um nível x pra usar.

Algumas armas são literalmente idênticas a outras em termos técnicos, ocupando espaço de onde poderia ter algo mais diferenciado; é legal pois você tem alguns equipamentos balanceados com visuais diferentes, mas creio que poderiam ter otimizado melhor isso pra trazer mais variedade pro combate.

Não posso reclamar tanto, afinal as últimas adições até trouxeram boas possibilidades de armamentos.

---

Explicações gerais pra quem não entendeu algo ou sei lá o que:

  • Seções públicas são dinâmicas e gerenciadas pela Rockstar.
  • Griefer é aquele cara que gosta de destruir coisas.
  • Kuruma blindado é um carro adquirível após completar o primeiro golpe (heist), e te deixa virtualmente invulnerável à projéteis não explosivos.
  • Hydra é um avião caça que pode voar verticalmente.

// Qualquer dúvida eu explico.. :D


Então é isso aí, depois se eu lembrar de mais algo adiciono na lista. Num geral estas são as coisas que mais me cansam e/ou vejo muita gente reclamar, então é só uma lista de fatos. Já são quase 1000 horas jogando isso, fora que passo um tempo às vezes lendo fóruns e os reddits do GTA, logo nada aqui é inventado. Passa nos reddits, você sempre acha um insatisfeito com algo.

Apesar de jogar bem menos hoje, este ainda é pra mim um dos melhores jogos da atualidade.

Qualquer coisa comenta aqui mesmo ou lá na página! :D

Até a próxima! o/