28 de fevereiro de 2014

Qual a diferença entre LoL e Dota 2?

Alô abigos..

Este post de hoje provavelmente será longo, e trará muitas informações pra muita gente que vive vendo a briguinha idiota de jogadores de League of Legends e Dota 2 por aí.

Eu já estava pra escrever algo a respeito faz um bom tempo, e finalmente hoje o farei.

Chora haters..

AoS + StarCraft - O Começo: nem tudo é tão original assim


Eis que surge Aeon of Strife... um mapa de Starcraft, e daí já podemos tirar a primeira conclusão: tudo começou no mundo da Blizzard, não foi com Valve e nem com Riot. O mapa não tinha muito a cara mas foi a inspiração do que posteriormente surgiu no Warcraft III como DotA, ou Defense of the Ancients. Cheguei a jogar o DotA mas prefiria os mapas de RPG.

Até aí acho que muita gente desconhecia a história, assim como muita gente que paga pau hoje pra tanto joguinho bacana que na verdade roda encima do motor gráfico de Quake ou Unreal (vide a Source Engine que tem partes da engine da ID Software [Quake], e diversos jogos populares como Borderlands que usam a engine UE3 da Epic Games[Unreal]).

Daí fica claro que Dota 2 é a derivação da derivação da derivação, que até o nome é copiado. E o LoL? Menos derivado mas no fim é a mesma coisa essencialmente, jogo de torre e boneco com três rotas e duas bases.

Outro detalhe bem interessante é que os desenvolvedores do mapa de DotA estavam/estão presentes no desenvolvimento de Dota 2 e LoL. Mais um detalhe claro que os jogos possuem a mesma essência. O ponto a se concluir aqui é que ambos os jogos são irmãos, e não vizinhos que brigam por tudo.

> Enfim, nesta primeira parte concluímos que LoL e Dota 2 estão no mesmo patamar de jogos derivados e que vieram da mesma idéia.
---

Diferenças de Gameplay

 

Jogos possuem diferenças entre si, mesmo que na essência sejam parecidos, quem pôde vivenciar a briga de Mario vs Sonic sabe do que estou falando: quebrar blocos com pulos, rolar em alta velocidade quebrando tudo, cogumelos, anéis, etc...

Diferenças são o que tornam algo único, e temos que respeitar isso. Em games cooperativos e táticos como os MOBAs, ou Action RTS caso prefiram, existem trocentos fatores comuns ou próprios.

Poderíamos por exemplo citar pequenos pontos que fazem Dota 2 e LoL serem jogos completamente diferenciados na prática:

Objetivo fundamental (de forma simplificada):
Dota 2 - destruir a base inimiga;
LoL - destruir a base inimiga;

Mapa competitivo oficial:
Dota 2 - Três rotas principais com interconexões, protegidas por torres;
LoL - Três rotas principais com interconexões, protegidas por torres;

Comércio:
Dota 2 - Loja base + lojas dispersas + courier (trabalhoso comprar algo não? talvez...);
LoL - Loja única (vou ali na base e já volto?);

Quantidade de personagens ao começar:
Dota 2 - 98 [São 110 no DotA original] (não reparei se existe limitação no começo, era muito boneco pra escolher);
LoL - 0/118 (é amigo, aqui você tem que ralar pra ter todos);

Aí só são alguns pequenos fatores simples que podemos citar na jogabilidade de ambos os jogos, creio que isso já deixa claro que mesmo essencialmente similares são jogos completamente diferentes, e sua evolução no game também será bem diferenciada. Podia citar também a questão de runas/talentos que é bem diferencial no LoL mas no Dota 2 existe o fator de atributos (força, agilidade, inteligencia) que também acaba atuando de forma crítica, porém únicamente.

Existem tantos detalhes que daria um post só pra falar deles, e eu nem conheço todos! x_x

> Agora concluímos que os jogos tem a mesma origem, são irmãos, mas não gêmeos.

---

Público... HUE ... ^_^ 

 

Ah, de que adianta um jogo grátis se não tem jogadores? Ambos os jogos possuem seu público fiel, que de uma forma geral se odeia (no caso público LoL vs público Dota 2).

O ódio é notório em comunidades e páginas de redes sociais, porém a maioria deles era como na década de 90 com a guerra Sonic x Mario: ou não tem condição de se manter nos dois, ou não gosta do outro, ou tem medo de testar o outro... ou joga os dois.. xD

Daí posso citar também um detalhe que faz MUITA, ou pelo menos me levou a crer que faça, diferença entre o público de LoL e Dota 2: o acesso.

Podemos citar os passos simplificados para jogar LoL e Dota 2 e notarão uma diferença grande:

Acesso ao League of Legends:
- Acessar o site do LoL;
- Criar conta no LoL;
- Baixar o LoL;
- Atualizar o LoL (Se necessário);
- Iniciar o LoL.

>Okaaaaay, vamos ao Dota 2...

Acesso ao Dota 2:
- Acessar o site da Steam;
- Criar conta na Steam;
- Baixar a Steam;
- Iniciar a Steam;
- Adicionar Dota 2 na biblioteca da Steam;
- Baixar Dota 2;
- Atualizar Dota 2 (se necessário);
- Iniciar Dota 2.

Ainda podemos citar que a Steam não é a plataforma de Dota 2, mas sim a maior plataforma de comércio de jogos do mundo, logo creio que nem todo mundo vai criar contas pra zuar por aí, até porque a maioria que hoje joga Dota 2 na Steam já devia ter uma conta faz milênios e nem sonhando vai inventar de arrumar idéia com sua conta que vale "alguns bons dinheiros". E claro, tanto trabalho pra criar uma conta, a chance de alguém criar contas para trollar o jogo alheio é bem menor. Tem também o sistema anti-cheat da Valve.

Bom, também teemos fatores estruturais. Os servidores da Valve são de longe mais seguros e estáveis que os da Riot, por questões óbvias.


Será? Link


Também podemos citar um outro fator que pode fazer uma grande diferença na hora de diferenciar público, como os requesitos mínimos do LoL serem bem mais reduzidos que no Dota 2 (Dota 2 é mais pesado, bem mais). Incluindo neste ponto poderíamos também citar o ponto elitizado que o público do Dota 2 tende a ter por conta de seu início ter sido pago. Não estou dizendo que quem joga LoL é pobre e quem joga Dota 2 é rico, mas que isso pode de fato ter influenciado um pouco.

Pra concluir este trecho ainda temos o evidente fato que League of Legends é mais velho que o Dota 2 (4 anos +-).

Nota-se que não defini como é plenamente o público de cada jogo, mas de uma maneira geral pode-se notar que ele é diferente, porém isso pode mudar a longo prazo, ou a curto sei lá.




Resumo final da obra: não adianta hatear por aí porque LoL é o mais jogado do mundo ou porque Dota 2 é mais original porque remonta o clássico DotA, ou porque o Dendi é um ninja jogando de Invoker ou porque o xPeke é o senhor do backdoor de Kassadin(chupa Ocelote), jogo é jogo, eles nunca serão iguais (a tendência é diferenciar mais), e o que importa é você se divertir com eles.


Agora deixa eu ir que meu negócio é mais MMORPG e FPS.. xP

Fui!


---

Fontes gerais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Multiplayer_online_battle_arena
http://dota2.gamepedia.com/Heroes/pt-br
http://leagueoflegends.wikia.com/wiki/List_of_champions
http://starcraft.wikia.com/wiki/Aeon_of_Strife_%28map%29
http://leagueoflegends.wikia.com/wiki/Steve_%27Guinsoo%27_Feak
http://en.wikipedia.org/wiki/League_of_Legends
http://en.wikipedia.org/wiki/Dota_2

Artigo interessante relacionado: http://www.techtudo.com.br/jogos/noticia/2012/11/league-legends-x-dota-2-qual-jogo-e-o-melhor.html