17 de fevereiro de 2017

Área Técnica: Fatores críticos do CS:GO


Alô calangos!

Hoje vou escrever algo baseado em tantos campeonatos que assisti. É um pequeno resumo sobre fatores críticos do CS:GO, que um jogador que busca a excelência deve observar. Este texto é uma expansão do primeiro texto que escrevi, Entendendo CS:GO.

Vamos lá!


Dinheiro e economia

O fator principal do jogo. Você pode ser o melhor jogador do mundo, se a economia não estiver favorável pro seu time a chance de você ganhar será bem reduzida. Este fator praticamente limita todos os outros itens citados neste texto.

A economia num geral pode quebrar qualquer possibilidade de vitória no jogo, como por exemplo entrar numa situação de compra ruim faltando apenas 1 round pro seu adversário vencer.

A manutenção da economia para executar ações "ótimas" é o que dá origem ao "round eco".


Round eco e anti-eco

O round eco/anti-eco é geralmente um round unilateral. O eco ocorre sempre numa situação em que sua equipe não consegue fazer uma compra decente de equipamentos (proteção, armas, granadas); já o anti-eco trabalha na situação inversa, porém é um termo mais aplicável aos rounds posteriores a vitória no round pistola.

Quando uma equipe joga numa situação de anti-eco pós-pistol, eles priorizam armas com uma bonificação maior de dinheiro por abate, tornando assim a sua vantagem de equipamento e economia mais favorável. Quando você está num eco pós-pistol, deves buscar fazer o máximo de estrago possível em questão de economia, e na melhor das hipóteses tentar o objetivo base do jogo (plantar a bomba ou impedir isto).

Vencer um eco, independente da situação (pós pistol ou em meio de jogo), costuma ter um impacto forte na equipe adversária, seja psicológico ou econômico.


Granadas

A granadas fazem tudo o que as armas de fogo não podem fazer, com a exceção óbvia do dano direto na saúde dos adversários.

Elas conseguem virar situações dificeis, como um eco, também podem virar duelos ou atrasar a movimentação dos adversários.

Efeitos geralmente são: negar visão (smoke ou flash), impedir avanço direto (incendiária), aplicar dano direto (incendiária ou he), enganar alvo (todas, em especial a decoy).

Uma coisinha extra é entender bem a física das granadas, que pode facilitar lançamentos complexos como uma smoke à longa distância ou uma "pop-flash" (granada que surge rapidamente no campo de visão do inimigo e já estoura permitindo pouca reação).

Por conta de seu impacto variado e direto no adversário, elas se tornam um fator bem crítico. Considerando a situação de economia limitada (eco), a falta de granadas é um fator que faz uma equipe ficar bem atrás na busca pela vitória.


Munição e recarga

A munição é um fator bem interessante de se observar neste jogo. Num geral ela não afeta tanto armas com capacidade boa como as que seguem o padrão 30 carregado + 90 reserva, mas outras como a USP-S, M4A1-S CZ75-Auto e rifles de precisão sofrem com esta limitação (20 carregado + 40 reserva as três primeiras, ou 10 carregado + 30 reserva para rifles de precisão).

Controlar estas limitações, principalmente no lado CT, é bem crítico para evitar ficar sem poder de fogo (literalmente).

Existem armas com limitações medianas, como a FAMAS e a UMP que possuem o carregador de 25, porém a munição reserva compensa (90 para a FAMAS e 100 para a UMP).

Escopetas também não são armas com tanta munição pra gastar, porém seu uso é muito específico (no caso uma abordagem mais aproximada) e num geral não requer tanta munição (o que de certa forma vale pra CZ75 e a USP-S, pois não são armas de "spam" de tiros tal como uma AK-47 que o povo costuma abusar no "spray").

A recarga (ação de recarregar) também é importante dar atenção, pois ficar sem munição na hora errada pode ser o suficiente pra ocasionar sua morte e o fim da partida. Aqui é importante apontar armas com tempos de recarga longos como a AWP ("bolt action" 1 por 1 e a renovação do recarregador) e armas com munição limitada como as citadas anteriormente.

Dominar estes detalhes te ajudará, sem dúvida alguma, a alcançar a vitória de forma mais consistente.


Posicionamento, movimentação e cenário

Conhecer o mapa e se posicionar é um dos fatores mais impactantes num jogo que exige decisões rápidas e precisão. Estar no lugar errado na hora errada pode, por exemplo, matar a tática de jogo da sua equipe.

Saber ângulos cegos do seu adversário, conhecer as melhores posições de longa distância, não fazer barulho em abordagens próximas do adversário, conhecer locais penetráveis por disparos (tiro "varado"), saber usar um pre-fire (atirar antecipadamente ao entrar num local) entre outras coisas são ações críticas pra alcançar um bom desempenho.

Nestes casos, a prática e muito estudo de jogos refinam o seu gameplay, e deverão ser sempre constantes para adquirir a real excelência (principalmente em mudanças de características de cenários e armas).


Disparos

Provavelmente alguns vão dizer que é o fator mais importante, mas não creio que fique acima dos outros.

Usar uma arma de fogo na vida real é, num geral, uma grande responsabilidade: requer treino para saber usar devidamente, não só o treino prático mas também muito estudo sobre peças, munição, etc.. e isso não muda nos games.

Cada arma no CS:GO possui padrões de dispersão de tiro, limitações, custo, etc. São este pequenos detalhes que justificam o metagame do jogo (padrão de jogabilidade). Ter calma quando você surge nas costas dos adversários pode te garantir uma condição excepcional de vitória, porém muito jogador profissional não soube ter calma suficiente pra isso.

Aqui é como disse um velho jogador de FPS em certo vídeo, PRÁTICA. Equipamentos (hardware) ajudam muito à alcançar a melhor precisão, porém a parte "humana" precisa de muita repetição pra adquirir a melhor condição de jogo.

Domine sua arma, sua mão e sua mente.

---


Espero que este texto abra a cabeça do pessoal que não tem muito por onde começar no jogo, e também a mente de quem quer melhorar no jogo e não sabe o que fazer.

Sintam-se livres para sugerir qualquer adição ou correção, comente no blog ou lá na página!


Valeu e até a próxima! o/