24 de setembro de 2016

Otimizando o PC para jogos (Windows 10)

Foto original por Minister2009.
Alô calangos!

Hoje vou repassar pra vocês alguma noção de como otimizar seu PC para jogos eletrônicos. Algumas coisas são de conhecimento mais comum, outras nem tanto. Eu estudo sobre essas coisas já vai fazer um tempo e aprendi algumas delas por obrigação (principalmente quando meu PC era bem fraco).

Vale frisar que nada aqui é mágica e nem sempre poderá trazer um ganho muito grande, mas pode reduzir um tanto o impacto negativo de certas coisas do sistema em seus games favoritos. Tenha ciência que muitos passos aqui são considerados "avançados o suficiente para ferrar o seu sistema", logo se você não sabe nada do que se trata PROCURE AUXÍLIO DE ALGUÉM QUE POSSUA UM MÍNIMO DE CONHECIMENTO. :)

Vamos começar com os passos básicos e depois futucar o vespeiro.

// Esta postagem não foi patrocinada e é baseada em experiências próprias



ANTES DE MAIS NADA: FECHE TUDO! :)



.: Partindo do basicão

É bom dizer de começo que tudo o que está sendo dito deste post é algo feito por milhares de pessoas no mundo e não uma mágica minha ou algo do tipo. Também é bom dizer que você gastará umas boas horas configurando e arrumando seu PC, talvez dias.

1 - Atualize seu sistema operacional

No caso aqui é Windows, mas independente do SO que você usa, é sempre bom buscar as atualizações do seu sistema antes de qualquer outra coisa (afinal alguns drivers e aplicativos podem ter otimizações baseados na última versão do SO). No caso de um "service pack" ou algo de maior peso/impacto para o SO, é bom dar uma lidinha em notícias antes para ver se não há algum bug, problema ou limitação da nova versão.

Iniciar > Configurações > Atualização e segurança > Windows Update


2 - Desinstale tudo o que você não usa ou não pretende usar em curto prazo

Falta de espaço em disco é uma das coisas que podem detonar completamente o rendimento de seus jogos, tanto por impossibilitar downloads quanto por criar fragmentação de arquivos. Alguns programas mantém "helpers" e alguns processos em execução para facilitar seu trabalho e isto pode impactar no desempenho do seu PC também, logo é bom desativar essas coisas incômodas se possível (neste caso vai depender do programa).


3 - Atualize drivers, se aplicável

Atualizar drivers de vídeo ou outros dispositivos não serve apenas para trazer novos recursos e melhorias, mas também para corrigir problemas. Alguns jogos podem rodar melhor em certos drivers mais antigos de vídeo, logo algumas pessoas preferem manter versões anteriores (mas são casos específicos que não se aplicam a maioria). Algumas placas não podem ser atualizadas para drivers mais recentes, o que pode acarretar na impossibilidade de jogar alguns jogos.


4 - Desabilite plugins de navegador e coisinhas adicionais que possam ser indesejadas

Quanto menos coisas rodando e enchendo a paciêcia melhor. Vale lembrar que muitos jogos necessitam de um navegador para serem executados, como por exemplo o Battlelog da EA. Cada navegador possui sua forma de desativar coisas adicionais (que algumas vezes são "instaladas sem vermos").


5 - Silencie notificações e afins

Este passo é muito útil, pois muitas vezes o Windows e outros programas ficam te pentelhando pra mostrar algo, e bem na hora daquele tiroteio competitivo massa. Logo abaixo eu mostro como silenciar o Avast (antivirus), o Windows 10 e o Logitech SetPoint.

Windows 10: Clique no botão e seja feliz

Avast: Clique ali e seja mais feliz
Logitech SetPoint: be happy!

Outras aplicações como a Steam ou o launcher da Blizzard possuem seus meios de silenciar notificações, mas nem sempre silenciar tudo é bom (vai de pessoa pra pessoa e algumas informações críticas são úteis).


6 - Desative programas em segundo plano

O Windows 10 está cheio de firulinhas, e uma delas são estas aplicações em segundo plano (que são tratadas de um jeito diferente das aplicações comuns que conhecemos). Pra todos os efeitos é bom desativar quase tudo, pois algumas coisas podem ser úteis pra você deixar ativado (dá uma googleada antes pra saber o que cada coisa faz). Imagem ilustrativa abaixo:

Iniciar > Configurações > Privacidade > Aplicativos em segundo plano



7 - (Opcional) Nunca ative a otimização de jogos da NVIDIA

É, eu sei ele tenta trazer uma configuração legal pros jogos, mas este processo pode atravancar a inicialização do próprio GeForce Experience e ainda trazer configurações acima do limite de seu PC (já aconteceu comigo no GTA V). Esta otimização muitas vezes força configurações dos jogos, mesmo que você posteriormente tente alterar no jogo (te tornando refém do mesmo). Configuração de gráficos e tudo mais sempre deve ser pessoal e de preferência manual, você é o jogador e você deve fazer isso à sua vontade.

Pra alguns é útil usar o aplicativo da NVIDIA, mas eu prefiro deixar de lado. Vale a pena lembrar que é possível fazer tudo manual neste aplicativo, mas eu não gosto da forma que ele funciona. Não sei se a AMD possui algo do tipo no assistente dela, mas se tiver também recomendo que não use nada desta natureza automática.


8 - Desative a indexação do seu HDD/SSD

Este passo pode agilizar alguns processos e deixa o SO menos sobrecarregado. Vale lembrar que indexar o disco torna as buscas mais fáceis, então é bom fazer isso em partições de jogos ou coisas que não exijam uma busca constante (vai de cada usuário). Desativar a indexação pode levar um bom tempo, se apontar algum erro apenas mande ignorar (pode ser algum arquivo em execução).

Desmarque a opção em vermelho.


9 - Desative firulinhas gráficas

AHHHH O FAMIGERADO AERO!! Quem não lembra quando isso chegou no Windows e atravancou a máquina de tanta gente. O Windows 10 assim como seus antecessores está entupido de coisinhas bonitinhas e transiçõezinhas cure cute pra animar seu dia-a-dia de jogatina! :D

Mas pra nossa sorte, o que nos anima são os jogos e não esse monte de coisa bonitinha e suavizada. O caminho é meio longo: Este Computador > Propriedades > Configurações avançadas do sistema > Avançado > Desempenho > Configurações > Efeitos Visuais.

Bye efeitinhos! Ou não!?


Brincadeiras à parte, recomendo desabilitar um por um até achar sua configuração ideal.


10 - Arrume seu sistema

Aqui é um passo longo mas simples, pois hoje temos uma infinidade de softwares bons para arrumar seu SO. Eu não vou entrar em detalhes, logo use o Google para conhecer mais sobre o funcionamento de cada um. São diversos, mas recomendo estes em especial, por experiência:

- Malwarebytes Antispyware: escaneie e dê um fim no que ele achar;
- Spybot Search & Destroy: escaneie, imunize o PC e seja feliz; ¹
- Advanced System Care: eu uso faz tempo e gosto bastante, escaneie tudo e seja feliz; ¹ ²
- Se usar algum antivirus, escaneie seu PC da forma completa.


Estes citados acima farão uma varredura geral contra ameaças no seu PC, tal como vírus, e algumas otimizações como desfragmentação de arquivos.

Um adendo quanto à desfragmentação: é bom executar isto quando há mudança de uma grande quantidade da carga no HD, isto é, quando você move muita coisa para dentrou ou fora do disco. Exemplo: instalar/desinstalar aquele jogo massa de 60GB+. Você pode fazer isso uma vez por mês, mas alguns programas e até o próprio Windows fazem isto automaticamente (alias aproveite e desabilita isso do Windows, controle bem quando ele deve desfragmentar).


--
² Cuidado na instalação dele pois ele adora te oferecer outros programas (não chega a ser tão intrusivo igual o Baidu ou o Hao123); nunca ponha tudo automático e leia com calma alguns passos como otimização de internet, pois ele pode reconfigurar o seu navegador pra algo que você não queira, por exemplo. Este programa entra no vespeiro com facilidade.

¹ Este programa faz uma sequência considerável de ações, então leia tudo aqui pois estarei citando algumas coisas relativas è ele.
--



.: Entrando de cabeça no vespeiro

Esta parte eu não recomendo ser tocada se você for leigo, a não ser que você realmente entenda algo ou tenha paciência para ler os links posteriormente informados por mim.


1 - A porta do vespeiro: inicialização do Windows

Muita gente trata isso aqui de forma errada, afinal um erro aqui pode impossibilitar algo de funcionar. Desativar coisas da inicialização pode impactar muito no carregamento do sistema, e desativa o início de programas que você não deseja que rodem sem sua aprovação.

Existem muitos softwares que alteram estas opções, mas você pode ir pelo próprio Windows; alguns programas são chatos o bastante para se inicializar sem aparecer aí, então você terá que ir nas configurações do mesmo. Se tem alguma dúvida do que se trata algum aplicativo na lista, já sabe onde ir né.

No Windows 10: Botão Direito no Iniciar > Gerenciador de Tarefas > Inicializar.

Alguns programas citados anteriormente como o Advanced System Care ou o Spybot podem ativar coisas extras na inicialização, logo aprenda a configurá-los logo de cara (na verdade muitos destes "softwares de verificação de sistema" acabam instalando um módulo ou outro em segundo plano).

Umas coisas pra ler sobre: Link, Saria, Navi. *



2 - Dando um "oi" pras vespas: limpeza de registro

Mais um passo tratado de forma automática por muitos programas, mas que pode gerar problemas. Não recomendo usar nada sem uma procedência confiável para este fim. Alguns programas que já usei e não me deram dor de cabeça são: Advanced System Care, CCleaner, MV Regclean.

Vale a pena apontar que a limpeza de registro é uma das últimas coisas que se faz em termos de manutenção de sistema, afinal processos de instalação/desinstalação, alterações de configurações entre outras coisas provocam mudanças no registro.

É bom dizer que a limpeza aqui é uma otimização pois algumas chaves do registro fazem referências erradas para o sistema, podendo criar "probleminhas".

Leia mais aqui: Farore, Din, Nayru. *


3 - CPU UNPARK (VESPAS PRA TODO LADO)

É um processo desconhecido por muitos e você estará cercado de vespas enquanto toca nisso. Apesar do tom preocupante é um processo simples e controverso. Controverso porque ele não funciona pra qualquer sistema e situação (vou linkar uma cacetada de coisas logo abaixo).

Eu já pude alterar esta configuração e senti um ganho considerado em softwares com elevado processamento. Que me recordo no Windows 7 não teve um ganho grande, mas no Windows 10 este foi um dos passos testados por mim e que ajudou a corrigir uma ineficiência de carregamento de texturas no GTA Online (GTA V). Muito provavelmente seu PC já pode estar rodando a 100% agora, ou não.

Um jeito conhecido de mudar isto no Windows 10 está abaixo, para chegar aí você precisa ir em: Painel de Controle > Opções de Energia > Marque Alto Desempenho > Alterar Configurações do Plano > Alterar Configurações de Energia Avançada > Gerenciamento de Energia de Processador > Estado de Desempenho Mínimo > Coloque em 100%. Eu não lembro se o perfil de Alto Desempenho já põe em 100%, mas é bom saberem onde mudar. Existem programinhas que fazem isso por fora, procure nas vespas abaixo.


De qualquer forma, não recomendo tocar nisso até ler isso aqui tudo (e prepara o inglês):
Alguns dos links acima trazem questões e discussões úteis sobre o assunto caso queira entender mais do processo. Pra resumir e reduzir um pouco o drama desta parte: estacionamento de CPU controla o uso dela para reduzir o gasto de energia. É um tanto bizarro pensar em consumo de energia num desktop, um PC fixo de mesa, afinal ele não possui bateria (na verdade tem umazinha lá).

// Cuidado ao mudar estas configurações em notebooks, por questões energéticas.


4 - Entenda onde os aplicativos são instalados (vespas ninjas)

Uma coisa que muita gente não sabe é que algumas aplicações não estão apenas armazenando arquivos na famigerada pasta "Arquivos de Programas" (no caso dos Windows 64 bits existem duas desta).

Existe um outro diretório que é MUITO usado por todos os tipos de aplicações, e este é o "AppData". Nele você encontra, normalmente, três pastas: Roaming, LocalLow e Local.

Num geral se você está buscando algum arquivo de configuração ou alguma coisa de um programa específico e não encontra no "Arquivos de Programas" muito possivelmente vai estar por aqui. Aqui também você pode encontrar uns vírus ou coisinhas indesejadas escondidas (vai por mim, pode mesmo).

Um jeito fácil de chegar nesta pasta é digitando %appdata% la encima na caixa de local do "Explorador de Arquivos" aka. "Windows Explorer". Que me recordo, você pode precisar de alguma permissão pra alterar algo nesta pasta.


5 - A memória virtual (vespa maromba)

Alguns jogos podem exceder a memória sistema, e isto provoca "umas coisas bem desagradáveis". Um exemplo simples é o GTA Online que aparentemente consome muito mais proessamento e memória que o jogo no single player (um problema de otimização, talvez). Aumentar a memória virtual podem reduzir alguns engasgos dos jogos, principalmente os mais pesados. Esteja ciente que isto utiliza espaço do seu disco.

O caminho pra tocar nisto é longo: Este Computador > Propriedades > Configurações Avançadas do Sistema > Avançado > Desempenho > Configurações > Avançado > Memória Virtual > Alterar.

Defina como preferir, mas pessoalmente não confio tanto em deixar isso na mão do sistema. Aqui em casa está assim:



Tá com dúvidas? Clica no Link ou na Zelda. *

--

* Se você não entendeu a referência você não jogou Zelda o bastante e nem entendeu a brincadeira.


--

Eu acho que pude sintetizar boa parte do meu conhecimento de configuração de Windows aqui, claro que pode ter mais coisas mas o geralzão está aqui listado. Realmente espero poder ajudar no seu problema de otimização de sistema.

Importantíssimo dizer que se você não se sente seguro de fazer qualquer passo supracitado, que busque auxílio na internet, temos ótimas fontes de informação para praticamente tudo nela, eu aqui estou apenas dando um empurrãozinho e apontamentos (e provavelmente você vai achar exatamente tudo o que estou falando aqui fragmentado em trocentos blogs no mundo).

Nem todo o conteúdo aqui está "digerido" pra você simplesmente seguir cegamente e a mágica acontecer, logo recomendo e você vai ler algo além deste post pra ter certeza do que está fazendo.

Então é isso, valeu povão e até a próxima! o/