1 de fevereiro de 2017

A bizarrice do Perfect World BR


Alô calangos

Hoje eu recomeço a escrever meus textos aleatórios, e hoje vou abordar um jogo que tenho me aventurado um pouco nestes ultimos meses: Perfect World.

A versão é a publicada pela Level Up Games aqui no Brasil.



Apesar do PW já ter quase seus 9 anos no Brasil, nota-se que muita coisa nele é nebulosa, estranha ou mal cuidada. Alguns pontos que me deixam intrigado são:


1 - Localização incostante

A localização PARECE seguir padrões e termos diferentes de patch pra patch, vide ter referências pra um mesmo atributo com nomes diferentes. O melhor exemplo é o chi, uma espécie de barra de especial do PW:

Mesma coisa, formas diferentes de se tratar (uma barra full acumula e vira 1 chi tbm).


2 - Comunidade reclama demais de tudo

Apesar de isso ser comum em praticamente todo MMO, sempre que paro pra ver alguma coisa relacionada a PW tem um sujeito reclamando do jogo. Seja um vídeo aleatório no YouTube ou no próprio fórum do jogo.

Reclamam que o jogo é fácil, reclamam que o jogo é difícil, reclamam que a publisher não faz nada, etc etc....

Mas o jogo continua com muito player e tem gente sempre torrando cash... lol.


3 - Publisher ainda possui uma comunicação falha com os jogadores, mesmo após tantos anos com o jogo

Isso aqui é um dos piores problemas do PW no Brasil. Como é possível manter um ambiente saudável entre publicadora e jogadores se quem publica falha constantemente neste aspecto?

Eu que joguei o "falecido" Forsaken na LUG, vi de perto por um período de tempo razoável a cagada que é a falha de comunicação dela. O feedback dela pros jogadores quanto aos imensos atrasos de atualizações e correções de bugs graves era ineficiente demais, colocando em xeque a existência de um canal limpo de contato dela com quem cria o jogo.

Eu sinceramente nunca sei o que esperar.


4 - "Power creep" severo no jogo de patch pra patch e a redução de dificuldade

Hoje, itens mais antigos são obsoletos e níveis iniciais do sistema de criação são praticamente inúteis.

Eu lembro bem quando joguei PW lá pra casa de 2008 +-, tudo era bem mais complicado; pra conseguir algum item razoável você tinha que literalmente criá-los, ou dar a sorte de dropar um razoável. Também era uma tristeza upar.

Até o nível 40 +- você tem quests que te dão um bom set de graça, e depois você monta seu personagem com equipamentos do Labirinto (comumente jogadores mais fortes que estão fazendo quests de Morai lá levam os de nível mais baixo de graça para o Lab, estes então pegam seus sets sem muita dificuldade).

Hoje é tudo bem mais fácil até ali a casa do mid-game (nvl 80+-), após isso a coisa escala bastante em termos de dificuldade e meio que volta ao que era antes (mas muita coisa facilitou pro fim do jogo).

Outra coisa é quando você entra em Morai (95+), lá existem quests que te dão itens decentinhos pra seguir tranquilamente até a casa do nível 100 +-.
Outra coisa inútil é a infinidade de itens das quests DS que não servem pra nada além de entupir seu inventário (a não ser que você tenha um char antigo para fazê-las, ou então queira fazer as duas quests que ampliam o banco de graça.. se não for isso servem pra nada praticamente; se alguém souber me avisa).


5 - Economia parece estável, mas certos valores oscilam constantemente

Uma coisa curiosa que acontece no PW é a oscilação dos valores de itens, principalmente os oriundos dos baús de cash. Tudo varia na velha de lei de "oferta, demanda e ganância". Um exemplo bem claro logo abaixo:

E dá pra comprar por menos


6 - O jogo tem itens demais pra necessidades de menos

Não sei se isso é mal de jogo chinês, mas é tanto item nesse jogo que me irrita. Moeda disso, Asa daquilo, num sei o que lá. 1 item pra trocar por outros dois, mais outro item pra trocar por outros 4, e assim vai.

O problema aqui num geral nem é o volume, mas sim a deficiência em identificar o valor destes, pois como muitos valores oscilam muito (vide tópico anterior), alguns jogadores vendem os itens produto (trocados por estes itens) num preço distorcido, fazendo com que iniciantes se confundam, afinal eu duvido muito que um player comum que não jogue tanto decore tudo de tudo em 1 ano de jogo hoje.

Um exemplo: o item "Símbolo da Cid do Gelo Marcial" que pode ser trocado por uma infinidade de armas custa na faixa de 600k, mas já vi as armas produto sendo vendidas por 1kk, 2kk ou mais.


7 - Ícones de itens sem distinções decentes


Isso aqui sem dúvida é uma coisa que me irrita e abre brecha pra muito "scam" (roubo).

Os caras reusam os mesmos ícones pra trocentos itens de finalidades completamente variadas.

Lembro que, por mais de uma semana, um cara estava tentando vender um "Lacre Imperial de Jade" (vi por 10kk) como se fosse um "Carimbo da diretoria do Cubo" (100kk), obviamente ele ele estava tentando dar um golpe e lucrar alguns milhões encima de um desavisado.

Logo abaixo um exemplo de reuso de ícones:


Um exemplo do reuso de ícones

8 - Provavelmente já foi muito, mas não é mais um severo Pay-to-Win


Eu comecei a calcular o custo pras coisas atualmente, considerando recursos adquiríveis e tudo mais.

Fiz até uns mini levantamentos, como por exemplo, ser possível farmar mais de 100k/h num spot afk no famigerado "auto cultivo" (o bot do jogo).

Nem preciso citar as quests do Qiongsi (Velho Jones) que dá bastante grana (até o nível 80) e claro comércio direto.

Quando eu trato Pay-to-Win eu gosto de me referir sempre a fatores competitivos, que no PW é focado muito mais nas TWs (Guerras Territoriais); no caso o set mais caro atualmente pra fins de PvP é o R9 (300k de fama), porém você consegue ser bem competitivo com um R8 (200k de fama). Pra fazer um R9 com cash vai te custar um valor extremamente caro e ainda depende de sorte, que creio eu não compensar torrar sua grana aqui. Esse limitador exclui o Pay-to-Win competitivo no grosso modo, mas claro pode te adiantar alguns milhões de gold, como todo jogo F2P.

Nos fins de PvE, os sets Morai são parelhos com os R9 em termos de atributos, e são adquiridos com quests diárias.


9 - O jogo continua mal otimizado

Você está numa instância jogando de boas a 80 FPS, dai você teleporta pra cidade e a taxa de frames cai para incríveis 15 FPS.

Acho que não preciso falar muito sobre isso. :)


---

Enfim, acho que deu pra resumir alguns aspectos do jogo. 

Algumas coisas acabam sendo boas, outras bem ruins, mas no fim hoje o PW (apenas pelo jogo) está bem jogável, mas está longe de ser o topo da minha lista de preferências.

Sinta-se livre para me corrigir ou comentar, aqui ou lá na página. :D
Abç povão e até a próxima! o/