17 de março de 2016

Blade & Soul: o velho novo MMO que você deve jogar




Sim, o título é tendencioso... e sim você tem que jogar este jogo! :D

Mas afinal, qual a graça deste jogo, chegado tantos anos depois de seu anúncio, nas terras ocidentais?

A resposta é simples: ele é bem único.

O jogo que em teoria é de 2012 (apareceu pela Coréia nesse tempo), foi lançado aqui nas Américas em 2016. Foi um jogo bem esperado que desagradou a alguns e agradou a outros quando chegou de vez. Provavelmente a demora de seu lançamento tornou a satisfação abaixo do esperado.


..:: O lado bom do jogo

Diferente de muitos MMOs que copiam uns dos outros (até mesmo interfaces), Blade & Soul veio misturando coisas bem interessantes na sua proposta. Vamos listar algumas delas:


Economia bem nivelada desde o nível 1 - Quanto mais você evolui, mais dinheiro você faz. O sistema econômico possui bons filtros que evitam exploits pesados movidos por grande atividade de "bots" (não impede, mas limita) ou contas secundárias. Me dá um pouco de medo, mas ao menos deixa claro que a desenvolvedora pensou bem em tudo.

Sistema de loot regido por leilões -  quem paga mais leva e o dinheiro é divido pro resto do grupo (geralmente itens de qualidade/raridade elevada). Este sistema traz uma experiência bem interessante, pois mesmo que você não consiga levar um item caro, você consegue forçar um lucro.

Janela de leilão de loot durante instância.


Flag de PvP baseado na sua roupa - Não há servidores com PvP dedicado, apenas facções rivais se enfrentam no mundo aberto, isto se os jogadores estiverem com seus devidos "uniformes"; logo qualquer lugar pode ter PvP desde que você indique estar naquela facção com o respectivo item.

Sistema de itens único - Fugindo totalmente da divisão de itens parte por parte do corpo (diablo-like), no B&S você possui uma vestimenta geral, joias, acessórios e o soul shield (sendo o soul shield o mais complexo item). As gemas dos armamentos possuem efeitos específicos e devem ser usadas com sabedoria para um melhor rendimento.

Janela de inventário do jogo.


Variedades de vestimentas - Você desde o nível 1 poderá alternar suas roupas, isto não é baseado em classe ou nada do tipo (salvo exceções, como variações por raça). O jogo te dará diversas delas de graça como recompensas de missões ou drops. É bom citar isto porque este tipo de item é amplamente explorado na monetização de MMOs free e aqui também é, porém de uma forma diferenciada (você não fica preso numas poucas variações sem graça).

Progressão de nível em velocidade mediana - Não é tão rápido, mas também não é tão lento. Num primeiro momento parece lento por você desconhecer os aspectos do jogo, mas por exemplo quando você passa para um segundo personagem (após evoluir um para o nível máximo), verá que é tudo muito mais ágil (de fato é rápido demais). Em geral isto torna o jogo amigável para todo o tipo de jogadores.

Progressão de equipamentos diferenciada - Cansado de ficar trocando de itens o tempo todo? Neste jogo a coisa é levemente diferente: os itens evoluem. Sim, você evolui seu item para níveis maiores. Tem uns detalhes ruins aqui, mas falarei mais abaixo.

Desafios em todos os níveis - Neste jogo é um tanto complicado "solar" (o ato de concluir sozinho) instâncias. Apenas com equipamentos muito elevados que exigirão muito tempo de jogo, e um pouco de sorte, você chegará a este ponto (e você ainda pode se ferrar muito tentando). O desafio é muito grande quando você está no mesmo nível do conteúdo, porém possui leves variações de classe pra classe e a habilidade pessoal conta bastante.

End-game com muito conteúdo - Este não é o típico jogo que no nível máximo fica entediante e sem o que fazer. Deveras repetitivo em alguns aspectos, mas o que não falta é coisa pra você fazer no jogo. Inclua também instâncias bem complexas.

Instâncias cross-server - Quer jogar numa instância com seu amigo do outro servidor? Aqui pode.

Combate fluido - As skills fluem bem de uma pra outra, mesmo em latência moderada. Claro que com muito lag atrapalha muito mas com uma conexão não tão boa você consegue jogar bem (mas evite o PvP, dica de amigo). A conexão de habilidades é bem feita e mais intuitiva que a de outros jogos similares como por exemplo o C9.

Estado de quase morte - Você não morre diretamente no jogo quando sua saúde se esgota. Quando neste estado, você pode literalmente se arrastar para fora do combate e recuperar seu "Chi", assim retornando ao combate. Pode também ser reenergizado por um jogador. Caso você seja acertado no estado de quase morte, aí sim você fica lá estirado no chão aguardando algum auxílio, ou "renasce" num ponto próximo.

Sistema de criação de itens aceitável - Não achei tão bom, mas é bem funcional. Como atualmente os equipamentos funcionam encima de uma progressão fixa o sistema de criação é mais um auxiliar. Alguns itens de missões e da progressão geral de equipamentos são oriundos deste sistema, mas demora para ser realmente lucrativo (que acaba sendo bom dependendo do ponto de vista). Alguns suprimentos úteis podem ser criados reduzindo e muito seus custos (apesar que no end-game é fácil de estocar suprimentos básicos para encher a saúde por exemplo).

"No mana" - Esqueça mana, aqui é tudo "focus". Não existe poção para enchê-lo, você deve utilizar de suas habilidades e ataques para gerenciar sua energia, para dai sim tirar proveito disso. É um sistema excelentemente aplicado e que eu gostei muito (não é algo exclusivo que eu lembre, mas é bem aplicado).

Sistema de criação de personagens variado - Não chega aos pés de um Black Desert, mas é superior ao de muitos outros jogos. Você pode fazer alterações profundas na aparência de seu personagem, fazendo jus a aquela piadinha de que a primeira hora em um MMO se passa criando um personagem.

Processo de criação de personagem.


Armas temporárias - Em algumas situações, inimigos e objetos podem deixar armas no chão, que podem ser utilizadas por você. As mais comuns são rifles e bombas.

Minha Warlock com um rifle dropado nas mãos.


Arena PvP bem nivelada - Na arena o PvP é nivelado, fazendo com que os jogadores não chegem a diferenças astronômicas por conta de uma progressão muito adiantada. Porém as classes ainda aparentam possuir vantagens estúpidas perante outras, apesar da habilidade manual contar bastante (vou falar mais disso abaixo).

Você pode literalmente dropar "cash" - A loja de microtransações trabalha com duas moedas, uma totalmente baseada em aquisições por dinheiro real e outra por aquisições ingame (oriundo da transformação de um item dropável). É pura sorte.


..:: O lado ruim do jogo

Nem tudo é um mar de rosas. Eu recomendo muito este jogo por ele apresentar algo muito diferente, porém alguns problemas podem ser encontrados:

Gráficos ultrapassados, porém bonitos - Acho que não preciso explicar muito. O jogo demorou a sair, está em DirectX 9, etc etc. Não deixa de ser bonito, tem um acabamento legal, porém, ultrapassado. Achei o jogo um tanto leve, tirando quando a tela está entupida de jogadores lutando contra um chefe de mapa.

Bots e spammers - O câncer do jogo online mundial. São amplamente combatidos, porém ainda estão por aí. Atrapalham um pouco a experiência, principalmente nas instâncias. Pra nossa sorte tanto para os spammers quanto para os bots possuem uma função especiam para serem reportados, a qual bloqueia e reporta instantaneamente com um clique. Há relatos de que reports em massa causem um ban instantâneo. Ao menos os bots aqui não ficam atrapalhando suas quests que nem no Cabal 2 (comparação proposital).


Fator sorte conta muito - Infelizmente você ainda pode ficar preso na progressão do seu equipamento se não tiver um pouco de sorte. Não que seja o fim do mundo, mas é um tanto chato. O mais perturbador aqui são as armas requisitadas para a progressão de equipamentos, pois elas são adquiridas através de caixas, abertas com chaves (as chaves são fáceis de arrumar, mas uma onda de azar cansa qualquer um). Pra amenizar as jóias e acessórios da progressão são facilmente adquiridas.

Guerra de facções principais desbalaceada - Pode ocorrer um grande desbalanceamento das facções principais do jogo (Cerulean x Crimson) no servidor que você for jogar, o que pode tornar suas missões diárias de facção um tanto complicada (e cheia de PvP, que pode ser ruim pra um jogador casual PvE por exemplo).

Não é um jogo para jogar solo - É complexo jogar sozinho, falo por experiência própria. Joguei um tempo solo este jogo e vi a dificuldade. O jogo é adaptado para se jogar em grupo, até mesmo áreas do mapa possuem poucos mobs de propósito para você se juntar a alguém e fazer junto para agilizar. Infelizmente nem todos querem socializar e isto pode tornar as coisas cansativas. Um jogador solitário consegue se divertir de boa, porém com uma relativa dificuldade.

Economia estranha - Ela é tão regrada que se torna confusa às vezes. Primeiramente seu dinheiro é mais oriundo de missões e comércio do que de drops em si (drops comuns tem um valor ridículo de venda nos NPCs do jogo). Como você é obrigado a fazer missões específicas para aproveitar o máximo de lucro das missões do dia, o jogo pode ficar entediante com o tempo. Há também um limite de vendas no mercado geral, bizarro porém até aceitável para controlar explorações da economia (eu ainda sou um pouco contra mas enfim).

Você não pode enviar mensagens (correio) se não colocou cash no jogo - Pra mim é a coisa mais estúpida do jogo atualmente. Entendo os problemas para evitar exploits econômicos mas isto é um tanto desnecessário.

Aparente desbalaceamento de classes - É evidente que algumas classes se sobressaem às outras em quesistos específicos, mas como este jogo força muito o PvP acho que alguns fatores deveriam ser um pouco mais ajeitados. Claro que a habilidade manual conta muito (assim como a latência) mas eu pude observar um aparente desbalanceamento entre classes (alguns efeitos como invisibilidade ou atordoamento são facilmente controláveis por certas classes e outras não por exemplo, invisibilidade é exclusiva de uma classe). Porém é bom frisar que um jogador que domina plenamente uma classe pode e provavelmente vai causar um estrago indefinido em qualquer outra classe se tiver oportunidade pra isso (ja tive experiências de apanhar muito num 1x1, mas também fazer estrago num time 3x3 sozinho). Algumas classes são definitivamente muito fáceis de jogar e outras bem complicadas, e isso não necessariamente é uma vantagem.

Cheaters no PvP - Há relatos de alguns jogadores usarem cheats para cancelamento de animações e combar habilidades precisamente. Infelizmente este tipo de gente polui todos os jogos online, mas felizmente o destino destes é o ban.

Armazenamento limitado - Tanto o inventário básico quanto o banco só são ampliados (as primeiras liberações possuem custo em moeda do jogo) com itens de "cash", limitando um pouco a ampliação de estoque. Jogadores premium (pagamento mensal) possuem acesso a um guarda roupas para suas vestimentas. Um pouco de gerenciamento faz você viver bem assim.


--

Posso até falar mais do jogo mas realmente recomendo que vocês joguem. É um bom jogo, de verdade. Tentem ir com amigos e tudo mais pra experiência ser realmente melhor.

Em breve devo estar lançando uns vídeos de instâncias e boss gerais solo e em grupo pra poder mostrar um pouco da ação.

Então é isso aí, vão jogar e qualquer coisa comentem!



Abç! o/