9 de outubro de 2014

Firefall - 540 horas depois..

Alô amiguinhos! \o/

Depois de um tempo mais um post, dessa vez não deixei passar 6 meses, haha!

Enfim, o último post que fiz por aqui contava um pouco sobre Firefall, e agora vou complementar tudo o que eu disse com a experiência de ~540 horas de jogo (dentro de 3 meses +-).

WOW MUCH TIME.. VERY VICIO...

Bom, não quero escrever tudo o que já escrevi no outro post então vou direto pros pontos importantes...


Upar não é chato, de fato...

Desde a primeira vez que joguei já tinha notado que o jogo te dava muita coisa pra você evoluir e conseguir suas coisas, e isso melhorou com os patchs que vieram nos últimos dois meses. Apesar de alguns gringos ficarem de mimimi reclamando de tudo no fórum, acho que pra qualquer um acostumado com jogos mais complicados de evoluir, like me, é fácil chegar no nível 40 em qualquer battleframe("classes").

É bom frisar que o jogo tem uma experiência relativamente fragmentada por battleframes, isto é, cada frame te levará a um gameplay específico e te dará passivas exclusivas, tornando necessário upar todos, e aí sim demora um tanto. Isto te dá um ganho interessante, em vez de você apenas evoluir uma classe que usará apenas um tipo x de coisas, você começa a usar classes que entre elas compartilha-se certos itens e algumas passivas (perks). É uma coisa bem única.


Lentidão é relativa

Uma crítica forte da comunidade é o início relativamente lento, no sentido de mobilidade. Bom isso é relativo a sua atividade e sorte. Nos níveis 25 e 40 do seu primeiro battleframe upado você consegue a receita de suas motos básicas manufaturáveis, caso você compre o pacote Deluxe já começa com um Spoder Jeep(o jipe cabuloso que escala vidas) ou se der sorte nas gold tokens(modo caça níquel do jogo) consegue uma moto daora (eu, cagado, consegui uma HUE, e com dinheiro do jogo nada de $$$).

Um dos meios mais usuais de mobilidade que são os gliders reusáveis e fixos no mapa (tipo um planador pra planar de uma ponta a outra do mapa), gliders estes que não são tão caros pra conseguir e os consumíveis são baratos de criar. Durante este tempo ocorreram certos eventos que deixaram os gliders bem baratos, e num evento mais recente deles deram um glider reusável de graça pra todos que participaram(bonzinhos \o/ ).

E não preciso citar que o jogo nativamente já te dá vantagens de mobilidade como certos buffs pra alguns battleframes e os núcleos de battleframe que amplificam sua movimentação.

No começo eu usava muito os núcleos de corrida (battleframe cores, são itens equipáveis), hoje nem me importo com isso pois tenho quatro gliders, um jump pad(como se fosse as molas verticais do Sonic, manja?) e três motos... e tudo craftado, comprado com dinheiro do jogo ou ganho de achievements/eventos. Olha aí embaixo:

Glider, Jump Pad e a moto Omnidyne-M


Bugs and whatever

Depois que perdi mais tempo em áreas montanhosas notei a coisa que mais me irrita em qualquer jogo, coisas invisiveis que impedem um tiro atingir algo. Aparentemente são comuns apenas em certas áreas montanhosas.

Curiosamente não fui acometido, ui, por nenhum bug bizarro... geralmente o que acontece são coisas bobas isoladas e que se resolvem utilizando o infame comando /rui (reset user interface) ou relogando (bugs como números bugados ou inconsistências provavelmente provocadas por algum erro de sincronia com o servidor).  Ah, sim! Um bug engraçado (aí do lado) por um motivo wtf qualquer eu atravessei o chão e caí no vazio do cenário.. AEHOOOO!!


Enfim, os bugs encontrados não estragaram minha experiência nem um pouco.


Experiência praticamente exponencial e reutilizável

Se você busca um jogo que quanto mais você joga mais possibilidades se abrem, então este é seu jogo.

Isso já começa no seu primeiro battleframe(as classes) quando, depois de certo nível,  aparecem novas habilidades. Neste ponto a variedade fica bem interessante e o gosto pessoal sobrepõe aquela build inicial que o jogo te apresenta. Quando você começa a evoluir os battleframes avançados você pode reutilizar os itens dos frames iniciais, fazendo você poupar dinheiro e claro mantendo uma dinâmica que você já está acostumado no frame básico.

O gameplay muda mais ainda quando você começa a evoluir novos frames e as novas perks (habilidades passivas) vão sendo liberadas, vou dar um exemplo.

Meu Dragonfly tem equipado 2 habilidades próprias e duas de Biotech (globais pra toda a linha Biotech).. usando perks de Assault, Dragonfly, Biotech, Recon, Recluse e uma genérica. Umas fotos de como está atualmente:











A capacidade de reuso e a adição de novas perks faz a experiência do jogo ser cada vez mais única e customizável. E claro, vale lembrar que armas secundárias, módulos e núcleos de battleframe são universais para TODOS. =D

Com isso vamos ao ponto mais intrigante...


End-Game

Dafuq farei quando tiver todos os battleframes no 40? Não sei, ainda não cheguei lá! Mas, Ele já abre as portas pra você no seu primeiro nível 40.

Atualmente existem 3 raids end-game e o modo hard das missões da campanha geral.

As raids são:

Baneclaw Lair: uma arena no meio do melding (a névoa roxa que tomou praticamente o mundo todo) em qua você lutará contra um Claw gigante clamado Baneclaw (carinhosamente chamado de Fuleco pelos amigos do Army aheuhaue, apesar dele parecer mais uma lagosta em vez de um tatu, porém ele rola.. logo.. ). Requere uma missão em Kanaloa do nível 39.

Kanaloa Lair: Similar ao Bane, porém é uma minhoca gigante cabulosa dentro de um vulcão, que com o tempo eleva a lava do cenário (demorou fritou). Este em especial agora possui um modo hard, que não tive a audácia de tentar enfrentar. Requere uma missão em Kanaloa do nível 39.

War Front: é uma raid mais relax porém bem longa. Ela remonta o evento do push-back em Devil's Tusk (Push-back = retomada da Terra pelo uso de repulsores de melding, fazendo a névoa roxa se afastar das áreas habitáveis ampliando-a). Esta raid se resume num assalto demorado pelo mapa de Devils's Tusk lutando contra os Chosen. São diversos estágios durante o avanço e cada um te dá uma recompensa. Requere nível 40.

Estas três raids requerem, até onde lembro, ao menos 10 players(não tenho certeza). Geralmente para fazer rápido o pessoal faz com 20, porém nas raids de boss fazem com menos por conta do drop ser único pra todos, rodando a sorte no fim. Vale lembrar que os drops de raids de boss são travadados semanalmente, isto é, você só pode rodar o loot 1x por semana.

As missões de campanha no modo hard são realmente difíceis, até então só consegui solar uma (completar sozinho). Elas são recomendáveis para níveis acima de 38.

FESTA DURO.. no meio do War Front...


Alguns probleminhas que devem ser corrigidos logo

Ainda estão revendo o sistema de craft que não tem agradado muito os jogadores (sistemas de criação sempre foi algo meio complexo na maioria dos MMOs). Já foi anunciado que estão trabalhando e é bem capaz deles anunciarem isto nos próximos patchs (cada patch sai de três em trê semanas +-). Na verdade o problema maior dele são os itens de nível 40 que são caríssimos para se criar. Atualmente adicionaram novas formas de aquisição de bio materiais que deixaram a coisa mais confortável (bio mats eram um problema antes deste patch).

Outra coisa que estão adicionando devagar é variedade de customização. É um fator que movimenta muita $$$ em qualquer jogo online, e devem lançar algo mais em breve (lançaram algumas poucas novas coisas, mas ainda temos "poucas").

Existem ainda algumas pequenas inconsistências na atualização de achievements(conquistas), porém estes podem ser corrigidos enviando tickets para eles.

Conclusão Final

Estou amplamente satisfeito com o jogo, ele me deu muitas oportunidades pra um jogo free to play e me divertiu muito até agora (além de incrivelmente não ser pay for win). Caso tenham dúvidas, podem me procurar in-game pelo nick TmzOS (no blog adicionei meu status da steam, se tiver on ali to lá) ou mande mensagem na minha página.

Abraço, até o próximo post sobre qualquer coisa! o/