13 de agosto de 2014

Firefall: jogar ou não jogar, eis a questão...

Alô tchurminha... *ieeeeeeei*

Demorou mas veio mais um post do amig aqui no blog.

Hoje um texto longo e detalhado sobre um jogo que vem me ocupando a cabeça na última semana e com potencial gigantesco. Estou falando de Firefall.

Resolvi escrever isto pois há pouco material a respeito do jogo por aí. Joguei em torno de 100 horas de jogo com todos os frames básicos para escrever isto aqui, sendo que em um estou nível 30 em um frame, outro no 20 e os outros todos no 10.

Firefall é um MMO Shooter (alguns chamam de MMOFPS, mas como você pode jogar também em TPS pra mim é MMO Shooter.

TPS = Third Person Shooter (jogo de tiro que você vê o corpo do boneco) 
FPS = First Person Shooter (jogo de tiro que você vê a mão/braço do personagem.





Antes de mais nada: atualmente o jogo encontra-se quase abandonado, após a compra da desenvolvedora coisas estranhas aconteceram e depois de um rework estranho no jogo ele está bem, morto (11/11/2016). Algumas coisas aqui são aplicáveis até o patch 1.2 se não me engano.

Bom pra começar vamos separar os assuntos em tópicos:

- Ficha geral;
- Desenvolvimento e Estruturas;
- Referências, Similaridades e Curiosidades;
- Gameplay e Mecânicas;
- Coisas que Agradam;
- Coisas que Desagradam;
- Microtransações e Economia;
- Conclusão;
- Fontes e Conteúdos.

# Ficha Geral


Jogo: Firefall
Categoria: MMORPG Shooter Free to Play
Gameplay: Cooperativo
Sistema de Microtransações(aka cash shop): Sim
Impacto do Sistema de Microtransações: moderado baixo
Data de Anunciamento: 2010
Data de Lançamento: 2014
Tamanho do jogo: 12 Gb


# Desenvolvimento e Estruturas


O jogo começou a ser desenvolvido por volta de 2010 pela Red 5 Studios, empresa a qual seus fundadores trabalharam nada mais nada menos que em World of Warcraft (considerado um dos melhores MMORPGS da história).

O jogo é bem desenhado e com acabamento eficiente dos modelos e texturas. Quanto ao mapa, é gigante e com carregamento dinâmico (sem teleportes de cidade pra cidade, a não ser dos blocos maiores de regiões pois possuem limites especiais entre eles, como o nível máximo efetivo do personagem).

Não observei pontos cegos de objetos de cenário (aqueles objetos transparentes que você estranhamente se choca mas visualmente não estão lá) e poucos são os locais que você pode ficar totalmente preso no cenário.

A parte gráfica do jogo em geral é impecável, o jogo é muito bonito.

A qualidade do som em geral é ótima e a dublagem excelente.

Não há possibilidade de escolher qual servidor quer jogar (exceto a região de países), o jogo te aloca no qual ele preferir (quando você loga provavelmente te enviam para um servidor melhor pra você, mas caso seu grupo esteja em outro, você pode ser movido para o servidor o qual seus amigos estão jogando com o comando /joinleader estando num "squad").

A estrutura dos servidores do jogo é dinâmica e se ajusta ao número de jogadores do momento, por exemplo o número de eventos globais que surgem no mapa é aparentemente baseado no número de players.


# Referências, Similaridades e Curiosidades


Há similaridades diversas com outras coisas e certas curiosidades:

- Tribes: jogo o qual um dos desenvolvedores trabalhou, relatado na wikipédia (particularmente não joguei pra dizer se tem algo próximo mesmo);

- Jet Force Gemini: Por conta dos jetpacks e insectóides sendo explodidos.

- Borderlands 2 e StarCraft: jogando você vê similaridades curiosas como por exemplo a linha de Battleframes Recon lembrarem um tanto o Zer0 de Borderlands 2 e os Terran Ghosts de StarCraft por conta de seus recursos de stealth e ataque remoto indicado; as turrets da linha de Battleframes Engineer lembram as turrets do Axton de Borderlands 2; A linha de Battleframes Assault lembram as outras unidades Terran de StarCraft.

- Team Fortress: a variedade de classes, suas limitações e sinergias tem aquela cara de Team Fortress Classic e TF2.

- Unreal: Tanto os pickups e alguns modelos de Battleframes me lembraram instantaneamente de Unreal Tournament, só faltou as frases clássicas como o "MOMOMOMOMOMONSTERKILL!".

- Command & Conquer: uma ameaça global que praticamente torna o planeta inabitável, nada parecido com a saga tiberium de C&C, hehe. Os Choosen de Firefall lembram os Scrin de C&C. A guerra pelo Crystite também é um detalhe em comum.

- Lendas Atlantes: segundo as lendas Atlantes conhecidas, a civilização Atlante se destruiu exagerando na  manipulação do poder de cristais e de quebra somou isso a guerras, e é uma coisa que supõe-se e que se observa no Firefall em relação ao Crystite.

- Phantasy Star Online: A parte de equipamentos em geral e a dinâmica de módulos é parecida com a de PSO;

- Brasil: curiosamente o jogo se passa quase todo no Brasil pois é uma das poucas áreas habitáveis no planeta. Junto disto você verá nomes comuns no Brasil e até mesmo dublagens com palavras em português devidamente bem pronunciadas (outras no modo gringo mesmo).


# Gameplay e Dinâmicas


Movimentação e Visão

Você pode tanto jogar em primeira pessoa quanto em terceira pessoa (para trocar clique com o botãodo meio do mouse, o da rolagem), isto é muito legal pois torna o jogo bem diferente ao alterná-las. Você pode correr e pular pelo cenário todo praticamente, pode planar com gliders e também usar veículos (seu primeiro veículo permanente não adquirível por dinheiro real ou troca no mercado só é adquirido no nível 25 em Dredge ao completar a missão "In the Wheelhouse").

Muitos players reclamam da lentidão dos personagens no começo e da falta de mobilidade, mas existem recursos diversos como os já citados gliders, veículos de uso único, habilidades passivas, habilidades ativas de certos battleframes e núcleos de battleframe equipáveis que fazem você se locomover mais rápido.


Missões, eventos e atividades

O jogo em si te dá uma liberdade surreal, diferente de muitos MMOs que te prendem em dinâmicas fixas como ficar matando monstro excessivamente até cansar ou repetir missões infinitamente, em Firefall você faz o que quiser e tudo te dá uma recompensa de acordo com a dificuldade enfrentada.

Em questões de dificuldade, a coisa é moderada. Dependendo de como seu battleframe esteja, como sua habilidade está, se está em grupo ou não é possível ou não realizar as atividades do jogo. Ficou meio estranho o texto mas é isso mesmo. Simplesmente uma seção de mineração (thumping) em grupo pode ser tanto uma tranquilidade quanto pode se tornar um pesadelo infernal. Algumas missões aleatórias de mapa (ARES missions) ou mini eventos como um LGV quebrado (é uma moto quebrada no meio do mapa aguardando reparo) também vão variar a dificuldade e exigir mais ou menos de forma aleatória, de acordo com isso tudo e claro de acordo com o local que esteja.

A quantidade de eventos pelo mapa é considerável, enquanto você está trafegando de uma ponta a outra do mapa para completar uma missão, simplesmente você encontra um miniboss, ou alguma estrutura quebrada aguardando um reparo, ou um bandido querendo socorro ou então um tornado bizarro interdimensional (a coisa é bem doida mesmo).

Simplesmente não tem como dizer que você vai ficar entendiado neste jogo, a variedade de atividades e missões é absurda, e jogando em grupo fica tudo muito mais fácil e divertido.


Classes, mais precisamente Battleframes

Um fator curioso é que as classes do jogo, conhecidas mais precisamente como Battleframes, são individualizadas e podem ser trocadas a qualquer momento, isto é, você upa uma por uma e se cansar de uma pode ir pra outra. E o legal é que alguns itens podem ser utilizados por mais de um Battleframe, fazendo você poupar recursos e manter um certo nível de equipamentos para todos.

Existem Battleframes primários e os avançados. Os avançados são comprados apenas via microtransações ou por moedas adquiríveis ao alcançar o nível 40 em um Battleframe, ou comprando de outro jogador. Não é tão caro obter um, eu diria que com pouco tempo de jogo você consegue comprar um frame avançado. Os frames avançados podem utilizar equipamentos dos seus frames primários.


Inventário e Organização

O inventário em geral é grande desde o começo, eu com mais de 100 horas de jogo ainda não consegui encher mais do que 60% dele (obviamente eu mantenho tudo organizado e quebro os itens inutilizaveis para consdeguir materiais de criação).


Sistema de Criação

O sistema de criação do jogo é honesto e não possui chance de falha ao criar algo. Algumas coisas são muito baratas de construir outras extremamente caras, porém o poder dos itens escala bem de acordo com a dificuldade da criação. A parte chata aqui é a demora para criar alguns itens avançados e aprender novas criações. Algumas criações são exclusivamente recompensas de missões ou trocas de vouchers de regiões (vouchers você consegue em suas devidas regiões completando missões delas)


Itens Equipáveis

Os itens variam de acordo com sua qualidade (comum, incomum, raro, epic, etc) e nível.

Módulos - O sistema de módulos (similar a sistema de gemas, runas, ou qualquer coisa equipável em um item de outros mmos) é honesto, apesar de ser relativamente caro extraí-los não há custo para instalar e você pode substituir um modulo por outro melhor quando quiser (podendo extender a utilidade um item de nível mais baixo por mais tempo, por exemplo). Os módulos são mais poderosos de acordo com o nível dele, porém sua qualidade influencia em propriedades extras como cadência de tiro e área de efeito de uma arma ou habilidade. Estes módulos por conta do seu nível também aumentam o nível mínimo da arma caso você equipe um módulo de nível alto em uma arma nível baixo. Explicando melhor o bonus do módulo oscila de acordo com a qualidade e o Power Rating de acordo com o nível (mais abaixo explico o que é Power Rating).

Armamentos: Cada linha de Battleframe possui sua linha de armamentos primários, já os armamentos secundários são universais. Só é possível equipar um de cada vez (um primário e um secundário) e não é possível trocar de equipamentos em certas condições como por exemplo se você possuir uma unidade estacionária como uma turret no chão, você só poderá t ocar um item depois que ela for destruída.

Habilidades: As habilidades são equipáveis e não aprendidas. Podem ser melhoradas com módulos como os armamentos.

Núcleos de Battleframe: são itens especiais que te dão mais vida, regeneração de vida, amplificam o potencial de seus jetpacks e aumenta sua movimentação a pé. São itens importantes ao definir a forma que você vai jogar.


Power Rating

Como muitos MMORPGs e jogos por aí, existe algum fator que amplifique seu poder de alguma forma. No caso do Firefall existe um, que se chama Power Rating. O PR é basicamente um multiplicador direto de dano, o qual amplia o dano da arma e cura de habilidades em 1%.

Por exemplo: se sua arma tem um dano base de 100 e o seu power rating é de 200 (200%) o dano final dela é de 300. Em conjunto com os módulos o Power Rating de um equipamento se torna um fator crítico, porém você precisa escolher bem suas opções como por exemplo utilizar um módulo de qualidade inferior com menor cadência de disparo e PR maior ou um com PR menor e cadência de disparo maior. Nestas horas que entra o lado da matemática de qualquer MMORPG mais complexo. Uma coisa importante de se frisar aqui é que o Power Rating de todos os seus equipamentos contam no dano e cura realizados por você.


Perks

São as famosas habilidades passivas. Dão uma melhoria geral no seu personagem. Algumas são básicas, outras são destravadas ao upar um Battleframe ou completanto conquistas. Algumas perks são exclusivas para certa linha de Battleframe, outras são universais.


Comandos

O jogo possui comandos diversos, para saber comandos de chat basta digitar /help no chat. alguns importantes são:

/a /army = falar no army (uma espécie de guilda/clã)
/s /squad = falar no squad(party)
/l /local = chat local
/z /zone = chat da zona que está jogando
/joinleader = te move pro servidor do lider do squad.

Comandos de teclado basta ir nas configurações, alguns não são definidos como padrão como por exemplo o atalho para guardar a arma (holster). Algumas coisas basta apertar ALT e o mouse vai aparecer e você pode interagir e abrir opções em personagens a sua volta e outras coisas mais.


# Coisas que Agradam


- Liberdade de jogo e de variação de gameplay;
- Variedade de atividades;
- Muitas "classes" pra jogar;
- Mapa grande e que pode ser navegado de diversas maneiras;
- Praticamente tudo do jogo pode se conseguido sem gastar dinheiro real;
- Fazer dinheiro não é difícil depois que você se acostuma e aprende as dinâmicas do jogo;
- Jogo cooperativo muito divertido;
- Boa dificuldade de jogo.
- Atualizações aparentemente frequentes.


# Coisas que Desagradam


- PvP, PvE open world e PvE de instâncias relativamente quebrado pra certos Battleframes em certos fatores (não pude observar todos mas já li relatos, porém a desenvolvedora parece estar sempre regulando isso firmemente). Eu nem creio que isto é um problema, a variedade de frames e a possibilidade de trocar a qualquer momento acaba tornando isso um recurso e não um problema.

- Começo do jogo é aparentemente chato, mas depois que você se acostuma e aprende tudo começa a ficar parcialmente fácil, ao menos ao iniciar o upgrade dos battleframes (mas creio que isso é assim em qualquer MMO);

- Algumas coisas ainda não estão atualizadas na wiki do jogo e poucas são relativamente mal informadas in-game, mas nada que estrague o gameplay.

- Apesar de certas missões te fazerem andar demais(principalmente no começo quando você não entende nada e não sabe fazer tudo "andar rápido"), é OK. Já joguei jogos que este fator é pior;

- As entradas das missões ARES e a realização delas são um pouco confusas ou mal sinalizadas, muitas vezes você pode ficar perdido em como chegar no local ou sair dele e também ao realizar seus objetivos;

- Pode desagradar alguns, mas certos frames se saem melhor pra certos tipos de atividades e outros nem tanto(como citei mais acima), logo não encare este jogo achando que só vai jogar com um frame apenas.


# Microtransações e Economia


CASH CASH CASH CASH: É, aqui tem isso, mas não ache que você irá ser socado pelos cashers por conta disso. O jogo regula bem isto e não é qualquer coisa que é vendida lá. Fora que você pode comprar Red Beans (o cash do jogo) no sistema do jogo mesmo.

Como todo jogo free você terá certas vantagens porém a experiência é equivalente tanto pro casher quanto pro jogador free. E de certo temos que concordar que o jogador free totalmente free é um cara que tende a ter mais tempo livre, e o jogo te dá possibilidades bem fáceis de conseguir recursos fáceis (*cof* melding tornados *cof cof*).

A economia do jogo é aparentemente estável, e existem três tipos de moedas em geral:

- Crystite: que é possível conseguir de qualquer missão ou matando monstros.

- Credits: convertidos na proporção 25:1 de Crystites (há um limite de conversão diário).

- Red Beans: a moeda oriunda de dinheiro real, o valor varia mas está na faixa de 100 créditos cada.

Fique ciente que nem tudo que existe na loja só é adquirível na loja. Ao completar missões você ganha tokens que te dão a chance de conseguir todo tipo de item de customização ou até mesmo utilitários da loja de Red Beans numa espécie de "slot machine".



Conclusão


O jogo é divertido, principalmente pra amantes de shooters, e te dá muita liberdade. Pode demorar pra conseguir, mas mobilidade é algo relativamente fácil de adquirir e com pouco tempo de jogo você já se acostuma e já aprende como se mover mais rápido. O pacote Deluxe (DLC) do jogo te dá praticamente tudo que você precisa pra jogar, logo se você curtiu o jogo e tem uns bons cascaio sobrando vale a pena.

O que citei aqui é muito mas ainda não é tudo do jogo, vale frisar que muita coisa pode mudar então vale a pena acompanhar os patchs dependendo de quando você leu isso.

O jogo roda perfeito no meu PC no ultra (8Gb de mem, Nvidia Geforce GTX 750 ti), pra efeito de comparação.

Se quiser ver fotos do jogo em geral basta olhar minha seção de screenshots da Steam. Caso queira um vídeo de gameplay mais recente olhe aqui.


Fontes e Conteúdos


- http://en.wikipedia.org/wiki/Red_5_Studios
- http://en.wikipedia.org/wiki/Firefall_%28video_game%29
- http://www.firefallthegame.com/new-user-guide/customizing-your-loadout
- http://www.metacritic.com/game/pc/firefall
- http://forums.firefallthegame.com/community/
- Gameplay

Como ainda está em planos meu futuro novo canal de vídeos ainda não tem nada de Firefall mas verei se faço algo pro pessoal ver.

De resto basta me procurar por lá, se me encontrar jogando eu te ajudo se der. Nick: TmzOS.

Fuiê! o/