29 de janeiro de 2018

Área Técnica: Valor individual e opening kills no CS:GO



Fala povão, eu voltei! :)

Hoje eu finalmente volto a escrever aqui, falarei um pouco de um jogo que eu gosto muito de assistir mas não jogo tanto (apesar de aos poucos ir dando umas treinadinhas) que é o CS:GO.

Counter-Strike fez e faz parte da infância, adolescência e até mesmo da vida adulta de milhares pelo mundo. É um jogo icônico, porém nem sempre tão fácil de entender.

Algumas vezes eu trouxe textos aqui com explicações gerais sobre o CS:GO (que é a versão mais atual), mas agora falarei de algumas coisas mais específicas. Vou comentar um pouco sobre kills de abertura ou opening kills (também chamada de first-kill, primeiro abate numa tradução livre), qual a sua importância e também sobre o valor individual de cada jogador.

O texto aqui usará um linguajar específico aos jogadores do game, porém vou tentar deixar nítido para que um leigo entenda o que estou tentando explicar.

Apesar de não parecer muita coisa, as primeiras mortes são extremamente impactantes. Elas não trazem apenas uma desvantagem numérica pra um lado, mas também tática.

Quando perdemos um membro do time perdemos uma peça adaptada ou preparada pra fazer algo, é como num jogo de xadrez, não importa qual peça você perderá, cada um ali age de um jeito e partiu de uma posição específica (podemos até ter oito peões, mas eles não começam no mesmo ponto).

Essa analogia é apenas o começo de como é problemático ter menos um no combate, mas agora vamos mais a fundo no aspecto tático.

Vamos partir do princípio que no mapa Mirage um jogador do time dos CTs é abatido pelo sniper dos TRs, porém uma parcela considerável dos CTs está protegendo o "bombsite" B (local onde geralmente a bomba é armada), e apenas sobrou um protegendo o "bombsite" A. Claramente aqui temos uma desvantagem tática CT, pois será muito complicado defender um "bombsite" sozinho.

Vamos para uma ilustração simples:


Espero que não se importem com minhas "paint skills".. XD

Os pontos verdes são os CTs (mais posicionados à esquerda do mapa para quem possui algum tipo de daltonismo), os vermelhos são os TRs (mais posicionados à direita). Como podem ver, o CT número 1 (verde) possui um X acima dele indicando que ele morreu; observando o mapa há setas indicando a movimentação TR (vermelhos), estão se movimentando para o "bombsite" A, protegido apenas pelo CT 2.

Apesar da situação estar encaminhando-se para um 3x1, 4x1 ou até mesmo um 5x1 ele ainda pode tentar ganhar tempo para seu time com granadas incendiárias ou de fumaça.. porém vamos deixar a coisa aqui mais tensa..

Consideremos que o CT 1 (verde) era o responsável por carregar boa parte das granadas táticas para zonear ou "impedir" os TRs de avançar mais rapidamente, pra piorar o time CT está numa situação econômica ruim, isto é, ele era o que possuia mais granadas. Tá ruim né?

Bom, ainda tem como jogar, lembrem-se que o individual dos jogadores pode fazer coisas surreais acontecerem, mas é no mínimo muito complicado se defender com tal limitação de recursos.

Não sei se meu exemplo deixou nítido, mas é notável que cada jogador tem um impacto muito grande no desenrolar da partida. Se por exemplo 1 destes CTs do exemplo não estivessem no "bombsite" B mas sim no A a situação poderia estar melhor, talvez até mesmo a movimentação errônea do CT 1, que acabou partindo dessa pra melhor, poderia ter recebido alguma cobertura e acarretando numa "troca de kill" (chamam esta situação de trade kill ou vingança, quando você vinga seu aliado bem depois dele morrer).

Resumindo: o posicionamento melhor dos TRs gerou uma first-kill extremamente impactante pro desenrolar do round (mesmo com os TRs ainda não notando, pode ter sido o suficiente pra em poucos segundos fazer com que os CTs desistam do round).

 
Pra concluir, se você é um jogador e busca melhorar sempre tome muito cuidado ao se expor buscando kills ou informações, ser o primeiro a cair pode reduzir as chances de sua equipe vencer o round, principalmente se sua morte não angaria informações variadas pro jogo tático (como por exemplo descobrir que 4 de um time estão de um lado do mapa e não do outro) ou se você precisa executar ações específicas importantes (como uma smoke de zoneamento).

 
Caso queiram, recomendo dar uma lidinha num outro texto onde falo mais de fatores críticos do CS:GO.

 
Não esqueçam de colar lá na minha página, sempre que posso posto notícias sobre e-sports, games e um monte de coisas relacionadas.

Espero ter ajudado com mais um texto, fiquem bem e até a próxima! o/



// Imagem do mapa oriunda da wikia do CS.