7 de dezembro de 2016

Estudos: Análise de raides legado do WoW (Cataclism e WotLK) - Parte 2


Alô Calangos!

Continuando a análise das raides legado do WoW, seguiremos agora com Cataclism, conclusões gerais do estudo e o tabelamento de todo o estudo.

Caso queira ver a parte 1, clique aqui.


.: Um resumo de "Cataclism"

Um dragão muito doido aprontando altas confusões em Azeroth? Este seria um resumo para a famigerada Sessão da Tarde caso Cataclism fosse um filme. Forças elementais, uma "ordem maligna" e muitos mistérios rondam os acontecimentos desta expansão. Daqui são, até o momento, as melhores raides para se tirar algum lucro em gold bruto sozinho no WoW, possivelmente melhores que as raides do Pandária (por enquanto). Me informaram que a lucratividade destas raids já foi maior, e depois de ver todos os números pude entender o porque.

No top 5 da lista de potencial de lucro encontram-se quatro raides daqui: Terras do Fogo, Alma Dragônica, Descenso do Asa Negra e Bastião do Crepúsculo.

As outras raides são exatamente como a lista de exceção do WotLK, dispensáveis para lucro bruto mas seus drops específicos podem ser interessantes.


.: Análise de cada raide e seus lucros (Cataclism)

Agora entraremos na parte pesada do estudo. Considere as observações válidas para personagens de nível 100.

A classificação de duração de tempo ficou como  (considerando que você conheça a raide e não tenha problemas de espaço):
  • Até 10 min = curta;
  • 11~25 min = média;
  • 26~40 min = longa;
  • mais de 40 min = muito longa;
Os valores que usei são arredondados. O gold de cada boss pode variar numa margem de erro de 5~10g pra mais ou pra menos. Cada raide teve 5 amostras base.


Guarnição Baradin (Baradin Hold)

Uma raid super simples, curta e fácil de chegar por conta do portal disponível para Tol Barad. Seu problema é a baixa lucratividade e o local ser numa área contestada, logo entra na lista das raides dispensáveis para lucro bruto.

Drops especiais: nada especial.
Chefes: 3;
Gold de chefes: 25g (3);
Lucro bruto: 298g~352g;
Lucro de profissão: esfolamento;
Dificuldade: trivial.


Trono dos Quatro Ventos (Throne of the Four Winds)

Raide curta e dispensável. Ela fica no meio do nada no alto do céu ao sul de Uldum. Apesar de haver um portal para Uldum, o caminho até a raide é longo e deve ser feito por vôo. A raide em si não tem nada interessante, além da montaria que dropa nela.

Drops especiais: montaria.
Chefes: 2;
Gold de chefes: 70g (2);
Lucro bruto: 264g~282g;
Lucro de profissão: nenhum;
Dificuldade: requer atenção.


Bastião do Crepúsculo (Bastion of Twilight)

Raide de duração média e lucratividade ótima, localizada num local estranho igual o Trono dos Quatro Ventos (numa torre alta), mas também possui um portal para se chegar no mapa. A raide é uma ótima fonte de materiais e itens dropados de mobs, fora que seu progresso é linear e relativamente curto. A luta contra alguns chefes pode ser um problema caso você esteja desatento ou desconheça o funcionamento do combate.
Drops especiais: nenhum.
Chefes: 5;
Gold de chefes: 25g (1), 135g (Valiona+Theralion), 70g (3);
Lucro bruto: 982g~1111g;
Lucro de profissão: nenhum;
Dificuldade: requer atenção.


Alma Dragônica (Dragon Soul)

A raide com maior lucratividade bruta em itens de todas as presentes aqui sendo assim ótima, apesar de sua duração ser muito longa. Chegar nesta raide é relativamente complexo, a melhor rota é pegar o portal para as Cavernas do Tempo (Caverns of Time) de Dalaran (WotLK), ou vir voando de Uldum após pegar o portal pra lá. Esta raide possui detalhes em seus chefes que podem acabar com suas chances de sucesso caso durma no ponto, por exemplo a sambada nas costas do Asa da Morte.

Drops especiais: montarias, essências dos chefes.
Chefes: 8;
Gold de chefes: 70g (7), 80g (1);
Lucro bruto: 1635g~1744g;
Lucro de profissão: nenhum;
Dificuldade: requer atenção considerável.


Descenso do Asa Negra (Blackwing Descent)

Uma das melhores raides do WoW em lucro bruto por minuto. Ela é tranquila de se andar, duração média e o potencial de lucro é ótimo. Assim como na Alma Dragônica, algumas lutas aqui podem ser letais mesmo para jogadores de nível bem alto.

Drops especiais: nada de especial.
Chefes: 6;
Gold de chefes: 70g (5), 125g (1);
Lucro bruto: 1038g~1103g;
Lucro de profissão: esfolamento;
Dificuldade: requer atenção considerável.


Terras do Fogo (Firelands)

Outra raide enorme do WoW, porém o potencial de lucro é ótimo em vários pontos. Você pode usar montarias por praticamente toda a raide, e isso torna ela bem rápida pro seu tamanho (BLIZZARD PÕE ISSO EM ULDUAR PLZ). Aqui temos uma boa fonte de materiais de esfolamento e mineração. Alguns chefes requerem atenção à suas mecânicas para evitar surpresas. Tem um portal para suas proximidades.

Drops especiais: montarias, itens especiais.
Chefes: 7;
Gold de chefes: 70g (7);
Lucro bruto: 1517g~1635g;
Lucro de profissão: esfolamento, mineração;
Dificuldade: requer atenção considerável.


.: Tabela final de lucros

Após este tempo, apresento aqui a tabela final com informações resumidas. No futuro, com tempo, eu posso expandir os dados aqui apresentados. Espero que isto ajude os jogadores a encontrarem bons caminhos para conseguir um lucro pessoal bacana e jogar o jogo de forma um pouco mais confortável.

Vale lembrar que os valores aqui apresentados são de lucro médio de venda direta no NPC somado ao ouro coletado (e são valores arredondados). Segue as imagens abaixo:




.: Conclusões e apontamentos
  • Até onde pude observar, da fase final de Draenor, até pré-Legion e Legion não houve mudanças nos drops destas raides, apenas mudanças leves em "algumas coisas relacionadas a chefes".
  • Sobre as "coisas relacionadas a chefes", quando o Legion saiu parece que a maioria deles ficou um pouco mais chato para um personagem nível 100 combater sozinho, mas nada tão impactante (vale lembrar que houve ajustes nas classes e isso pode ter influenciado, fora o aumento do nível máximo que não sei se pode influenciar).
  • As profissões mais exploráveis em termos de potencial adicional de lucro são: esfolamento, encantamento e mineração.
  • Baseado em feedbacks de amigos que exploraram mais o Legion, as raides do Pandária ainda não estão lá tão boas pra solar, principalmente se sua classe não possui uma sustentação decente própria (cura e/ou escudos constantes). Algumas ainda estão impossíveis em certas partes por exigir mais de um jogador seguindo certa mecânica (não possuo infos detalhadas).
  • É importante apontar que existem alguns drops especiais como músicas de guarnição e visuais de encantamentos, mas como eu não sei todos de cabeça não listei eles individualmente na relação das raides.
  • Um outro ótimo ponto pra se trazer também é que apesar destas raides garantirem um ótimo lucro bruto de venda no NPC, alguns itens podem produzir materiais de encantamento bem caros.
  • Algumas coisas novas incluídas no Legion podem valer mais a pena do que ficar repetindo raides (mais precisamente materiais novos e alguns itens criados).
  • Recomendo usar algum add-on de leilão para verificar se os itens que você está dropando não são raros e custam muito caro. Alguns itens são caríssimos por simples questão estética + raridade.
  • Considerando um personagem de nível 110 bem equipado, praticamente todas as raides do Cataclism ficam triviais. O tempo de conclusão pode reduzir um tanto.
  • Dependendo do valor de certos itens de profissão coletados, o lucro/raide pode praticamente dobrar.

---

Depois de tanto tempo escrevendo isto, acho que pude concluir um texto bem informativo pros jogadores de WoW. Muita coisa aqui já deve ser de conhecimento de jogadores veteranos, mas os novatos provavelmente não perceberam isso tudo.

Vale lembrar que os valores são variáveis, mas não devem ir muito além do que eu trouxe aqui (a não ser que a Blizzard os mude).

---

Então fico por aqui, se acharem algum erro podem comentar aqui mesmo ou na página, corrigirei qualquer apontamento certeiro sem problema nenhum.

Até a próxima galera! o/