30 de novembro de 2016

Estudos: Análise de raides legado do WoW (Cataclism e WotLK) - Parte 1


Alô calangos!

Hoje venho com o primeiro estudo grande a ser postado no blog. Fazer isso aqui levou mais de 2 meses, muitas horas jogando raides e prestando atenção em muitos números.

Nesta parte vocês verão uma compilação de dados sobre as raides da expansão "Wrath of the Lich King", o potencial de lucro de cada e uma breve introdução sobre o estudo.

Na parte 2, trarei as raides do Cataclism e conclusões gerais.


.: A pesquisa e o método

Eu comecei a jogar WoW uns meses atrás e gostei bastante do jogo, e como eu sou um cara técnico e adoro criar anotações sobre as coisas resolvi fazer isso aqui. Eu usarei as nomenclaturas em português durante o texto e na parte estatística inglês e português.

A pesquisa tomou início em 06/09/2016 e concluída hoje 30/11/2016. Neste tempo eu tive que basicamente aprender a solar todas (nada complicado, em partes), contabilizar gold de cada boss (eu odeio Ulduar), gold total final, gold de vendas, analisar tempo gasto e classificar o perfil de lucratividade de cada raid (desde potencial de lucro por drop além de chefes até coleta de recursos por profissão).
Apesar de muitas fontes na internet indicarem alguns destes dados, algumas eram inconsistentes ou incompletas, logo eu tive que partir pra estatística manual.

O gold somado é de itens vendidos no NPC, materiais que eu não tenha vendido foram excluídos da contabilização.

Um detalhe pra se apontar é que as amostras foram coletadas em perfis diferentes, uma vezes correndo pros chefes e outras matando o que tem pelo caminho, criando assim uma variação simulada do que um jogador pode adquirir.

Eu usei 4 personagens da Aliança que upei num período de 2 meses +- (ilvl na faixa dos 706):
  • Cavaleira da Morte Humana lv. 100 (Gélido/Sangue) - Mineração/Esfolamento
  • Cavaleira da Morte Draenei lv. 100 (Sangue) - Escrivania/Herborismo
  • Guerreira Elfa Noturna lv. 100 (Proteção) - Alfaiataria/Joalheria
  • Caçadora Worgen lv. 100 (Precisão) - Ferraria/Engenharia
// A que mais usei foi a DK Humana.

O servidor que joguei até então é o US Stormrage.

A configuração geral das raides era: 25 pessoas e heróica quando possível.

Pra fim de curiosidade, como eu desconhecia algumas mecânicas morri para alguns chefes durante esse tempo:
  • Yogg-Saron;
  • Khímaron;
  • Onyxia (Descenso do Asanegra);
  • Conclave do Vento;
  • Asa da Morte (Espinhaço do Asa da Morte);
  • Ragnaros.


.: Um resumo de "Wrath of the Lich King"

Sem dúvidas uma das expansões mais impactantes do World of Warcraft. Nela observamos diversos fatos que concluem aquela bagunça ocorrida desde o Warcraft 3 (não vou entrar em detalhes pra não dar spoilers). De longe, apesar de eu ter começado a jogar WoW no Warlords of Draenor, foi o conteúdo que mais apreciei jogar.

As raides do WotLK são triviais para os personagens no nível máximo, porém as maiores deste grupo possuem uma quantidade considerável de chefes e cenários enormes (Ulduar, Naxxramas e Cidadela da Coroa de Gelo). Estes cenários enormes fazem com que personagens que não possuam bons recursos de mobilidade tenham seu potencial de lucro por minuto bem reduzido, tornando estas três raides citadas anteriormente problemáticas.

Em termos gerais, as raides do WotLK são pouco lucrativas ou possuem empecilhos que atrapalham nisso, porém uma em especial é ótima: a Prova do Cruzado. Ela é muito curta, você praticamente nem se move, e o lucro médio é ótimo pro tempo gasto.

As outras raides desta expansão são dispensáveis para quem busca lucro direto de vendas de itens, porém para coleta de coisas específicas podem ser interessantes (materiais de criação, montarias ou transmogs).


.: Análise de cada raide e seus lucros (WotLK)

Entraremos na parte pesada do estudo. Considere as observações válidas para personagens de nível 100.

A classificação de duração de tempo ficou como  (considerando que você conheça a raide e não tenha problemas de espaço):
  • Até 10 min = curta;
  • 11~25 min = média;
  • 26~40 min = longa;
  • mais de 40 min = muito longa;
Os valores que usei são arredondados. O gold de cada boss pode variar numa margem de erro de 5~10g pra mais ou pra menos. Cada raide teve 5 amostras base, a Prova do Cruzado 10 e Ulduar 2 (depois eu penso em voltar lá e buscar um pouco mais só pra ver se varia... eu odeio Ulduar).


Covil da Onyxia (Onyxia's Lair)

Uma raide muito curta e de lucro baixo. Fica na zona de raides dispensáveis para lucro bruto. Seu local de acesso é um pouco ruim de se chegar, principalmente pra Aliança. Esfolamento pode tornar esta raide um tanto mais lucrativa.

Drops especiais: montaria, bolsa, quest especial;
Chefes: 1;
Gold de chefes: 8g
Lucro bruto: 48g~57g;
Lucro de profissão: esfolamento;
Dificuldade: trivial;


Olho da Eternidade (Eye of Eternity)

Mais uma raide dispensável para lucros. Seu local de acesso é um tanto remoto. Só venha aqui pegar as montarias, sério.

Drops especiais: montarias.
Chefes: 1;
Gold de chefes: 10g;
Lucro bruto: 40g~51g;
Lucro de profissão: nenhum;
Dificuldade: trivial.


Abóbada de Arcavon (Vault of Archavon)

Outra raide dispensável para lucro bruto. Seu local de entrada é problemático pois fica numa zona de guerra contestada em Nortúndria. Alguns itens que dropam aqui possuem valor nulo para venda direta.

Drops especiais: montaria.
Chefes: 4;
Gold de chefes: 9g (4);
Lucro bruto: 96g~137g;
Lucro de profissão: nenhum;
Dificuldade: trivial.


Santuário Rubi (Ruby Sanctum)

Mais uma raide dispensável para lucros brutos. Uma raide curta que tem um lucro aumentado com recursos coletados por esfolamento. Fica não muito longe de Dalaran (WotLK), no Ermo das Serpes (Dragon Blight), e sua entrada é do lado do outra raide, o Santuário Obsidiano.

Drops especiais: nada especial.
Chefes: 1;
Gold de chefes: 8g;
Lucro bruto: 83g~108g;
Lucro de profissão: esfolamento;
Dificuldade: trivial.


Santuário Obsidiano (Obsidian Sanctum)

Outra raide dispensável para lucros brutos, mas é curta. Esfolamento rende uns trocos extras.

Drops especiais: montarias, bolsa.
Chefes: 1;
Gold de chefes: 8g;
Lucro bruto: 128g~159g;
Lucro de profissão: esfolamento;
Dificuldade: trivial.


Ulduar (Ulduar)

Uma das maiores raides do WoW. Fica bem longe de tudo em Nortúndria. A raide é muito longa e possui riscos de morte caso você não dê atenção a algumas coisas. Esta raide literalmente possui um universo inteiro dentro dela, pra lucrar e pra se estressar. Uma das raides na zona mediana de lucro. Aqui você pode ter problemas de espaço.

Drops especiais: montaria, itens especiais.
Chefes: 14;
Gold de chefes: 30g (11)  40g (Yogg) 50g (Algalon) 60g (Hodir) ;
Lucro bruto: 1078g~1088g;
Lucro de profissão: esfolamento, mineração, herborismo, engenharia;
Dificuldade: requer atenção.


Cidadela da Coroa de Gelo (Icecrown Citadel)

A casa do Lich Rei, uma raid muito longa e na zona de lucratividade mediana. O desenho dela faz com que o seu progresso seja lento, porém é uma raide de potencial de lucro até bom. O maior problema aqui, além de sua extensão, é que uma das lutas de chefe requer que você cure um dragão (Valithria) com alguns milhões de vida. Para algumas classes isto é tecnicamente impossível, mas para classes que possuam uma atribuição de cura são 100g a mais na conta e muito fáceis de se conseguir. Aqui você pode ter problemas de espaço.

Drops especiais: montaria, itens especiais.
Chefes: 12;
Gold de chefes: 30g (11), 60g (Valithria);
Lucro bruto: 841g~965g;
Lucro de profissão: esfolamento;
Dificuldade: praticamente trivial.


Naxxramas (Naxxramas)

Uma raide na zona mediana de lucratividade e muito longa. Esta raide fica no mesmo mapa do Ermo das Serpes. O maior problema desta raide em termos de lucro é sua extensão e a quantidade de itens dropados. Em teoria, dropar muitos itens é bom, mas pra alguém que possua apenas bolsas de 16 espaços e sem uma montaria com um NPC pra venda pode ser um tanto impraticável querer solar ela toda, tornando seu lucro problemático (muito tempo viajando pra vender itens). Eu só consegui coletar os itens da raide inteira sem problemas quando estava com 4 bolsas de 30 espaços.

Drops especiais: quest especial.
Chefes: 15;
Gold de chefes: 30g (11), 21g (4);
Lucro bruto: 1171g~1294g;
Lucro de profissão: nenhum;
Dificuldade: trivial.


Prova do Cruzado (Trail of the Crusader)

A melhor raide solável do WotLK para lucro bruto considerando o tempo. Curta e na zona ótima de lucratividade. A mágica desta raide é o pequeno cenário somado ao drop de Troféus da Cruzada (antes eram tokens úteis para pegar equipamentos poderosos). Cada troféu rende 50g limpos pra você, sendo que dropam 5 sempre (ao menos nas 10 idas sempre droparam 5). A raide fica um pouco longe de Daralan mas nada complicado, pouco acima do norte da área conhecida como Queda de Sindragosa (Sindragosa's Fall) na Coroa de Gelo.

Drops especiais: Troféus da Cruzada.
Chefes: 5;
Gold de chefes: 25g (1), 35g (4);
Lucro bruto: 570g~620g;
Lucro de profissão: esfolamento;
Dificuldade: trivial.

---

Na próxima parte trarei a análise resumida das raides do Cataclism e as conclusões encima da pesquisa (incluindo uma tabela resumindo dados importantes).

Qualquer apontamento ou correção, comente aqui no blog ou lá na minha página.

Até a próxima! o/