16 de novembro de 2016

Será GTA V o melhor jogo da atualidade?



Alô calangos!

Hoje vou trazer uma análise de algo que tenho observado já faz um tempo considerável. Vou tentar trazer deduções lógicas quanto ao assunto e claro tentar gerar uma discussão saudável à respeito. "Por questões óbvias" eu já cheguei à 900 hrs de jogo e já pude ver de tudo um pouco, creio que conseguirei trazer um texto fiel à realidade.

Hoje o post é sobre GTA V e seu modo online. O que direi é bem mais aplicável à versão de PC.


// Este não é um post patrocinado, até porque a Rockstar nem sabe que eu existo.


Introdução

Desde que Grand Theft Auto V saiu, já causou uma agitação no mercado. Era um jogo esperado por muitos, principalmente pra PC. No PC a coisa foi mais intensa pois a portabilidade de GTA IV (leia as reviews) foi bem meia boca e utilizando uma plataforma que muita gente não aprecia (Games for Windows Live). Isso deixou os fãs da franquia apreensivos, pois esperavam um jogo melhor.

O jogo foi bem lançado nos consoles, se tornando um sucesso. No PC, 1 ano e pouco depois, a coisa foi legal também e ali começou o novo ciclo da franquia.

Após um conturbado lançamento do modo online, a Rockstar começou a acertar os pontos de sua nova cartada. Este novo modo deu uma energia bônus para o jogo, ampliando seu potencial de lucro e entretenimento.


Os 10 pontos que podem fazer GTA V (incluindo GTA Online) o melhor jogo da atualidade

1 - Após 3 anos de lançamento, o jogo ainda rende um lucro enorme

Não bastasse ser um dos jogos mais vendidos da história atualmente, ele tem rendido muito dinheiro pra Rockstar por meio de microtransações no seu modo online. 

Curiosamente este sistema de compra de dinheiro do jogo não é tão problemático quanto em um MMO Pay-to-Win da vida, pois os fatores competitivos não requerem tanto dinheiro assim (armas e veículos de impacto maior não são tão caros pra um jogador razoavelmente ativo).


2 - A história e a imersão do jogo são muito acima da média

Mesmo no modo online onde seu personagem é um protagonista mudo (literalmente), a história e acontecimentos diversos te deixam muito atrelado ao jogo. A imersão e fluidez de um dia-a-dia comum é maior no modo single player, mas por questões de desempenho a Rockstar cortou um pouco disso no modo online (ao menos por enquanto, né). 

Este ponto aqui é bem importante se observar no futuro, pois se eles conseguirem ampliar recursos que façam o jogador ficar mais apegado ao jogo, tornarão o GTA Online um dos maiores MMOs da história (fora o single player excelente que vem no pacote). Vale lembrar que GTA não é um jogo fantasioso no sentido de ambientação, ele reflete pequenas coisas da realidade comum das pessoas e isto pode tornar a imersão maior.


3 - A Rockstar caça cheaters sem pena alguma

É sabido que cheaters podem destruir a saúde de jogos. Quem acompanha a evolução do jogo, mais principalmente o modo online, sabe que a Rockstar odeia cheaters. Mesmo com controvérsias quanto a permitir ou não modificações no modo de um jogador (que são de fato permitido), a coisa que fica bem clara é que ela não quer gente burlando o jogo online dela de forma alguma.

As políticas de banimento dela tem ficado bem mais severas recentemente pra complementar isto (fora seu próprio sistema de "detecção de trapaças").


4 - Apesar da idade, é um jogo bem atual

Não lançaram GTA V ontem, mas seus gráficos acompanham os mais atuais. Claro que o jogo ainda possui algumas bizarrices e bugs curiosos, mas num geral pode-se afirmar que o trabalho final de arte do jogo é impecável (típico de um jogo de alto padrão de 60 gigas).

A manutenção de seu modo online o torna mais atual ainda, complementando a jogabilidade periodicamente.


5 - O jogo ainda possui um preço competitivo

Uma grande campanha, um modo online em constante atualização e um preço competitivo (R$ 99,99 pra PC na Steam, até o momento que escrevo isto). Tomando como base a sua concorrência AAA, seu preço e diversão são ótimos num geral. 

Pessoalmente falando: atualmente este é um dos jogos que mais me divertiu na vida, mesmo eu vendo muitos problemas nele. Definitivamente foi um dos que mais valeu a pena eu ter comprado até então.


6 - Históricamente é um dos jogos mais bem avaliados pela crítica

Não sei se vocês sabem mas nem The Witcher 3, que é um jogo absurdamente gigante e fantástico (em certos quesitos melhor que o próprio GTA V), não bateu a nota do Metacritic dele. O lançamento de ambos no PC foi no mesmo ano (2015). 

A diferença é pequena (96 pra 93), mas devemos considerar que um jogo que foi lançado 1 ano depois de uma plataforma pra outra e ainda conseguir agradar mais os críticos do que o poderoso The Witcher 3, que é uma obra prima absurda, é de fato um trunfo gigante (aqui é cabível muita discussão, pois a avaliação do público no site do Metacritic mostra o inverso).

Vale lembrar que, até então (16/11/2016), ele é dos poucos jogos que possuem um Metascore 96, junto de Half-Life, Half-Life 2, The Orange Box e BioShock (avaliações pra PC).


7 - Seu modo online lentamente consegue superar um de seus concorrentes dentro da própria franquia: o SA-MP (San Andreas Multiplayer)

Muita gente discute ocorrências do modo online do GTA V, assim como em muitos jogos online (questões como política de banimento, problemas técnicos, etc), algumas vezes afastando os jogadores dele. Um de seus maiores concorrentes de longe é o mod SA-MP, velho conhecido da Rockstar e ainda um dos mods mais jogados da franquia GTA.

As adições maiores de 2016 evoluiram a experiência do GTA Online de uma forma bem intensa. Não só com uma pilha de novos veículos mas também novos modos de jogo. O SA-MP é um peso forte por conta de ser um jogo muito leve pros padrões atuais (tornando-se um atrativo pra quem possui um PC modesto), mas com o tempo e com o possível maior crescimento do "GTA Online oficial", este mod pode vir a morrer (temos que considerar também que os servidores de SA-MP possuem muito mais liberdade). 

Há também o desenvolvimento de mods para multiplayer do GTA V (exemplo), mas competir com um modo em ascensão e oriundo da própria desenvolvedora do jogo é bem complicado na minha percepção.


8 - A Rockstar já demonstrou "se interessar pelo feedback dos jogadores"

A última DLC dos motoqueiros no GTA Online trouxe recursos amplamente requisitados pela comunidade. Inclusive até houve petições de jogadores pedindo mais atenção para as motos e "motoclubes". Não bastasse o retorno quase imediato, de quebra adicionaram na mesma DLC uma das coisas mais requisitadas da comunidade: o aumento do espaço de armazenamento de veículos.

Se o pessoal da R* continuar seguindo este raciocínio, eu não vejo um porque para o sucesso reduzir (só vejo aumento).


9 - O jogo é um grande ícone da cultura pop

De machinimas até memes, GTA V já caiu na graça do povo (assim como seus antecessores). Seu "humor refinado" e uma legião de fãs só amplificam o poder deste jogo. 

Não me assustaria se o GTA Online (que é aparentemente o produto principal deste "pacote" nos dias atuais) durasse mais uns 2 ou 3 anos com boas atualizações; o publico consumiria bem feliz este updates (desde que sejam interessantes).


10 - E por fim: GTA V é tão bom que um GTA VI é improvável, ao menos por enquanto

Eu só vejo um GTA VI por um simples motivo: renovação gráfica. A Rockstar possui um jogo tão absurdo nas mãos que não sei se vale tanto a pena (até mesmo em termos de $$$) investir num jogo novo (que deve honrar tudo o que este jogo atualmente faz). Um exemplo de que isso é realmente possível é o próprio Half-Life (que até agora, não saiu o 3).

Creio que nos próximos anos a atenção principal dela será trabalhar o GTA Online e claro outros jogos de outras franquias (como o Red Dead Redemption 2). Fico apreensivo em pensar como será tratado o GTA Online no futuro, mas se ao menos lançarem este modo para o próximo jogo da série, ficarei feliz em adquirí-lo.

O sucesso do GTA Online mudou as coisas e isto pode atrasar um pouco o lançamento do próximo jogo.


--

Há muitos problemas no jogo (online e offline), mas sem dúvida nenhuma ele merece o lugar que está. A Rockstar pode explorar muita coisa e melhorar muito mais as vendas, tudo dependerá do que ela planeja pros próximos anos. Posso apontar muitos problemas num outro post (vai levar tempo escrever, provavelmente).

O futuro é inesperado, assim como a história desta franquia mitológica. E pra você, ele é o melhor ou não?


Qualquer dúvida ou comentário, utilize dos meios do blog ou me manda lá na página.

Até a próxima povão! o/