3 de novembro de 2016

Área Técnica: Bom senso


Alô calangos!

Hoje venho com mais um texto pra induzir um bom pensamento na mente dos gamers do mundo todo: o pensamento do bom senso.

Claro que isso é algo complexo de se fazer quando estamos sob pressão, mas é sempre bom se treinar pra ser o melhor nas piores condições.


Vou pegar casos possíveis e trazer raciocínios simples. É mais um texto pra fazer pensar. Vale lembrar que vou usar termos dos jogos por aqui, então se você não conhece o jogo pode se sentir um pouco perdido.


Comecemos por MOBAs, que tal o famigerado League of Legends?

Bom, estamos ali executando o draft e temos que definir uma boa opção de suporte pro time... vamos considerar os seguintes picks:

.: Seu time

Garen - Top
Rek'Sai - Jungle
Syndra - Mid
Ezreal - Marksman (ADC)
"Você vai decidir o suporte"

.: Adversários

Darius - Top
Elise - Jungle
Ryze - Mid
Caitlin - Marksman (ADC)
Sona - Support


Você faz o último pick e está em dúvidas no que pegar. Primeiramente o mais importante a se pensar é que o time adversário tem controle pra caramba: Darius puxa você, Elise prende você, Ryze prende você, Caitlin prende você, Sona tem um atordoamento em area bem impactante. Só daqui já podemos tomar como primeiro passo colocar "purificar" como feitiço de invocador pra salvar o traseiro de alguém do seu time, de resto é bem capaz de você colocar "flash".

Mas e agora como escolher algo pra lutar contra tanto controle, tomando como base que ambos os times estão até balanceados?

Partindo do bom senso, precisariamos de algo que deixe seu time vivo, principalmente porque o outro time tem bastante controle e que uma hora ou outra eles podem desabilitar seus tanques e focar suas fontes de dano (ADC/Mid) ou pegar alguém despercebido. A melhor opção pra jogar contra isso seria de longe um Tahm Kench por proporcionar um fator de sobrevivência formidável pra sua equipe (ele literalmente engole e leva o aliado pra longe do perigo). 

O TK também faria que sua equipe apresente uma mobilidade global igual ao Ryze (teletransporte), fora a Rek'Sai que passeia pelo mapa.

Neste momento o suporte é um pick extremamente importante pra sua equipe, uma escolha errada como uma Lux não ajudaria muito (a não ser que os adversários aceitem os binds [Q] dela com facilidade). Uma Lulu suporte ajudaria pra algumas coisas caso não possibilite um TK, uma Leona ou Braum não ajudariam tanto pois seu time já possui dois campeões parrudos pra segurar dano, logo você precisa de utilidade/controle pra combater Sona e cia. Aqui temos como melhor opção de longe o Tahm Kench mesmo (consegue responder a ult do Ryze, é resistente e salva seus aliados). Significa que é a única possível? Não, mas esta combate muitos pontos contra.

// TK está bem quebrado pra tudo, mas enfim...

tl:dr Você com uma leve leitura consegue observar pontos pra lutar contra o que seus adversários apresentam, é uma coisa de prática que desenvolvemos jogando, mas o mais importante é pegar o que dominamos e tentar jogar contra as possibilidades adversárias (priorize as possibilidades dentro do que você domina). 


Agora vamos para shooters, que tal Battlefield 4?

Certo, estamos numa situação em que o mapa está parado, é modo Conquista, logo ganha quem fizer mais pontos matando e pontos de conquista do mapa. 

Vejamos o seguinte cenário..

Ambas as equipes estão aparentemente balanceadas, nenhuma tenta uma ofensiva maior por outro caminho, é uma briga constante em duas vias apenas (dois corredores). Agora temos um fator: quando temos um cenário constante e com dois lados pareados, o lado que enfraquecer mais rápido tende a cair mais rápido (naturalmente falando).

Agora que temos um cenário inicial tomamos como base que você como jogador de um destes times pode jogar e tentar sustentar sua equipe com suprimentos ou cura, no caso isso depende da sua análise no momento pra averiguar qual seria a melhor solução. Se seu time já possui sustentação aparentemente boa nas vias de combate, você fazendo papel de suporte de suprimentos não vai ajudar em muita coisa, logo você pode partir para o ataque, isto é, tentar enfraquecer os adversários diretamente de algum jeito.

Aqui também temos um raciocínio super simples: seja o mais útil possível, ficar parado fazendo o mais do mesmo que outros 5 já fazem não vai beneficiar em nada (ter cinco kits médicos no mesmo local não beneficia em nada o conjunto, por exemplo). Uma ação tática como uma granada de fumaça ou um flare lançado na cara deles pode dar espaço pro seu grupo avançar e retomar o próximo ponto.

tl:dr Jogos competitivos requerem ações úteis a todo momento, seu poder de avaliação no momento pode te transformar no real MVP (jogador mais valioso).


Vamos pra mais um exemplo? Que tal Diablo 3?

Ok, seu grupo já tem dano pra caramba e vocês querem passar da Fenda Maior 75 (Great Rift). Num primeiro momento de teste vocês observam que o dano está indo muito bem, porém condições adversas como o dano de "monstros elite" podem simplesmente explodir seus damage dealers (o pessoal que bate mesmo), como resolver isto?

Se você está jogando com uma classe que pode oferecer resistência pra sua equipe, com alguma aura ou algo do tipo, é notório avaliar se sua equipe precisa deste suporte. Se você segura muito dano, isto é, se você é um tanque, seu papel aqui fica mais importante pois você provavelmente poderá usar alguma habilidade de taunt (provocação) nos inimigos e fazer eles baterem em você, possibilitando assim que o pessoal do dano limpe o mapa.

Adiantaria você ser mais um dano no grupo? Talvez, tudo seria uma questão de análise. Partindo do bom senso, se você pode ser mais útil de um jeito x, sabendo que assim garante a conclusão de um desafio específico, porque tentar algo incerto?

Nestas condições de benefício de grupo o bom senso atua bem, principalmente quando um elemento específico de cada classe pode complementar a falha da outra.

tl:dr Aplicar de forma benéfica as possibilidades que estão nas suas mãos pode trazer progressos globais pra sua equipe, entenda o que tens nas mãos e use de forma consciente.


---

O que podemos concluir com este simples texto?

Muitas vezes temos o poder de impacto positivo nos jogos cooperativos/competitivos. Desperdiçar este poder e ser "menos um" no grupo só te torna inútil e descartável. 

Você muitas vezes possui o poder de ser um fator de virada na disputa, então seja o fator de virada e faça isto se ampliar.

Lembre-se: jogar com outras pessoas significa JOGAR COM PESSOAS, não são robôs, são pessoas com vidas assim como você. Alguns vão querer "trollar", outros só distrair a cabeça, mas num jogo competitivo sempre temos no fundo o sentimento de VENCER.. e não há nada melhor pra ajudar nisto que o bom senso (ele pode até não te levar à vitória sempre, mas com ele você não estará sendo o "menos um").

Fique livre para opinar sobre o texto. :)

Então é isso, até a próxima povão. o/