9 de outubro de 2016

Starbound: O espaço ao seu alcance!



Fala calangos!

Aqui volto eu com mais um texto, desta vez apresentando e comentando um game que tenho jogado desde a famigerada fase "early access" da Steam: STARBOUND!


// O texto aqui aborda o jogo em diversos aspectos e pega como base a versão 1.1.


O Jogo

Starbound é um jogo de exploração espacial e sobrevivência da Chuckle Fish, mesma criadora de Stardew Valley, Risk of Rain e Halfway.

O jogo acontece no espaço, sendo você um sobrevivente do seu mundo, após sua graduação como guardião de um protetorado formado entre nações do universo. Dali em diante você deve buscar recursos, descobrir um novo destino pra você e dar um fim numa "grande ameaça espacial". Não vou dar spoiler.

Uma vila de uma raça primitiva amigável que lembra raposas fennec.


Gameplay

O jogo é um 2D Side-Scrolling bem desenvolvido e futurista. A jogabilidade é bem similar a um outro jogo famoso do gênero, o Terraria. Ele é puramente um gigantesco sandbox com planetas exploráveis e praticamente ilimitados (desconheço os limites do universo do jogo atualmente).

Explorar os planetas exige requisitos específicos: planetas "mortos" e os mundos iniciais não possuem nenhuma restrição, mas quando você começa a olhar o universo se depara com mundos e lugares com grande radioatividade, sem atmosfera, calor extremo, frio extremo ou então mundos impossíveis de se pousar (gigantes gasosos). Ainda tem claro os problemas locais dos planetas como chuvas ácidas, planetas constituídos por oceanos de lava, chuvas de meteoros e outras coisas bem "divertidas".

A progressão inicialmente pode ser um pouco lenta pra um jogador casual (não jogue o modo casual, é sem graça), mas com o passar do jogo as coisas ficam confortáveis. Mesmo nos mundos e missões mais fáceis haverá desafios e armadilhas, como grandes quedas fatais e lutas épicas contra alguns "chefes" (e cuidado com as entidades lunares).

Alguns documentos encontrados no jogo.

Em Starbound há também o problema da comida. Ela estraga se não mantida em resfriamento (em geladeiras). No primeiro momento é um pouco complexo se acostumar com isso, mas este gerenciamento é fundamental pra sobrevivência (o personagem não sente fome no modo casual).

Uma coisa que deve vir a mente de quem pensa em exploração de algo tão grande é como voltar onde você já foi. O jogo possui um sistema que salva a posição dos planetas que você determinar (bookmarks) e caso você queira criar um ponto de teletransporte para algum canto, basta fincar uma bandeira da sua raça no lugar que deseja (fora as cabines de teletransporte que você pode comprar para viajar de forma mais confortável e sem limitações).

De quebra você pode ficar fazendo quests para povoados locais dos planetas, criar sua própria colônia com guardas e torretas de segurança no mundo mais impossível de se viver, criar animais, fazer agricultura no deserto, entre outras coisas diversas.

Se dizem que Terraria é o "Minecraft 2D", Starbound então é o "Minecraft  2D espacial que cumpre o que No Man's Sky devia ter cumprido".

Nada como mergulhar num planeta coberto por um oceano venenoso.

Problemas

Nada é perfeito, nem Starbound.

O jogo apesar de muito bem entregue sofreu mudanças desde o Early Access. Enquanto nas versões anteriores a Terra possuia grande influência de uma facção chamada USCM, na versão lançada surgiu o Protetorado Terrano que possui uma postura mais amistosa e benevolente. Isto gerou muitas críticas dos jogadores das versões antes do release definitivo. Muitas referências da USCM sumiram da geração dos mundos, aparentemente apenas colônias penais (prisões) podem ser encontradas no jogo hoje (eu ainda não encontrei nenhuma).

Outro problema observável são algumas travadas no jogo (acontecem aleatoriamente). A causa ainda é desconhecida por mim, mas possivelmente serão corrigidas em breve. Há também um problema quando você passa o mouse por alguns objetos muito grandes de forma que os deixe em destaque, ocasionando uma queda de FPS considerável (movimentação de grandes massas de líquidos podem provocar isso um pouco). Este problema dos líquidos já ocorreu no próprio Terraria.

Tá tudo bem... mas tá quente.. :D

Um problema, ao menos pra alguns, é a parte final do jogo. No fim o jogo fica ligeiramente fácil (com o Set Perfeito fica mais fácil), sendo a dificuldade que antes era focada na sobrevivência do personagem passada pra gerenciar suas colônias e recursos em planetas mais hostis. Claro que você não é obrigado a fazer o Perfect Set, assim como você não é obrigado a fazer uma colônia no planeta mais impossível de se viver (aqui entra o objetivo do sandbox, fazer o que você quiser).

Alguns podem não ver mais sentido no jogo após completar a campanha principal (que não é tão longa assim), mas ao meu ver se você pára por aqui está desperdiçando o objetivo do jogo que é te dar liberdade pra literalmente explorar e criar coisas num infinito universo (principalmente no multiplayer onde pode rolar um roleplay).

Quanto ao multiplayer, o jogo dependia da criação de um servidor dedicado para jogar com outras pessoas (ainda possui isso), mas agora permite utilizar o sistema da Steam podendo acessar diretamente o jogo de seus amigos.

Outros jogadores podem apontar mais problemas, mas acho que agora com o lançamento definitivo o jogo progredirá bastante (e acredito que vai melhorar muito com o tempo). Vale lembrar que o jogo está, por hora, só em inglês.

As informações de itens são bem apresentadas.


Requisitos e preço

O jogo em si é bem leve para PCs mais atuais. Ele requer mais memória e processamento do que uma boa placa de vídeo (por sinal não é requerido nada de especial em termos de vídeo). Os requisitos recomendados são (via Steam):

  • OS: Windows XP ou superior
  • Processador: Intel Core i3 
  • Memória: 4 GB RAM 
  • Gráficos: Placa razoável com directx 9.0c 
  • Tamanho em disco: 4 GB

O jogo é barato pro que oferece. Apesar de não ser um grande jogo com padrões AAA de gráficos e tudo mais, a diversão e possibilidades oferecidas são excelentes. O preço: R$ 24,99 (09/10/2016).

Referências...

Conclusão

Tenho 150 horas de jogo e pretendo chegar a 1000. O jogo é bom e honesto pro seu objetivo. Apresenta um desafio legal e possui uma boa história (apesar de simples inicialmente, muitos itens no jogo trazem mais contextos e lados da história de todas as raças jogáveis, entre outras ocorrências). O futuro do jogo promete mais do que é agora, e olhe que o jogo hoje é bem grande.

Se você busca um game de exploração espacial (existem poucos bons mesmo), sobrevivência e aprecia jogos 2D, Starbound é uma ótima pedida.

Logo abaixo fica um vídeo que fiz demonstrando um pouco o gameplay do jogo:




Então é isto, ficamos por aqui com mais uma recomendação e realmente espero que este jogo alcance o mesmo status que outros jogos indies já alcançaram.

Fui! o/