18 de setembro de 2016

Área Técnica: A arte de vencer um chefe (nos games)



Alô pessoal!

Estou voltando aqui com mais um texto explicativo, tentando instruir os menos instruídos e instigar os já especialistas.

Desta vez, falarei das criaturas mais poderosas dos jogos num geral: OS CHEFES!!!

O que é um chefe?

Um chefe, normalmente chamado pela sua tradução "boss" por aqui no Brasil entre outros termos, é num geral a criatura mais poderosa de um estágio, fase, mapa ou instância. Em diversos casos há mais de um no mesmo contexto (vide MMOs), mas quase sempre terá um mais forte (geralmente o final, que nem sempre será o mais difícil também, por mais bizarro que seja isso).


Como vencer um boss?

Vencer um chefe é algo relativamente fácil desde que você cumpra certos pontos:

1 - Entenda as condições mínimas para vencê-lo.

Nem todo chefe é para todo e qualquer jogador num game. Alguns exigirão mais poder de fogo do que o normal, outros exigirão habilidade mecânica (jogabilidade) desenvolvida também. Alguns jogos podem limitar as lutas de alguns chefes propositalmente, para filtrar uma tentativa sem requesitos mínimos.

É bom citar que o que o jogo naturalmente te testa para saber se há ou não potencial para vencer, são as fases ou o percurso até a luta com o chefão (em certos casos isso não existe).

No momento em que você realmente é tecnicamente hábil para enfrentar um chefe, as primeiras tentativas ocorrem; mas cuidado, nem todos os chefões são feitos para serem enfrentados sozinhos, e quando tratamos deste coletivo de condições, TODOS devem respeitar esta regra ou o sucesso será bem dificultado.


2 - Entenda a mecânica do chefe

Todo chefe possui uma mecânica própria. Vão ter padrões de ataque, padrões de ativação de objetos ou até mesmo movimentação pelo cenário. Cada jogo tratará de um jeito seus chefes e seu trabalho para alcançar uma luta vitoriosa é justamente tentar entender estes jeitos.

Se você quer exemplos de mecânicas de chefe, segue algumas que já vi em alguns jogos:

- Ataque em cone frontal;
- Ataque em 360°;
- Eliminar lacaios que sustentam algum escudo do chefe;
- Sair de uma área específica para não morrer instantâneamente;
- Atirar um objeto no chefe para provocar algum efeito;
- Responder uma pergunta enquanto atordoado;
- Evitar ficar parado no cenário;
- Ficar aglomerado com seu grupo para uma dano em área ser divido entre todos;
- Não bater no chefe por um breve tempo;
- Atrair o chefe para um local que te deixe num vantagem tática;
- Aproveitar um momento de vulnerabilidade real do chefe para atacar.


3 - Tenha calma e coordenação

As lutas contra chefes como um todo exigem um pouco mais dos jogadores. Uma luta dificilmente será bem sucedida se você não tiver calma para ela. Isto é pior em jogos de grupo pois a calma e coordenação com "muitos fatores humanos" são complicadas de se controlar.

Pra sorte de muitos, alguns jogos hoje permitem diversos níveis de dificuldade, logo você consegue por exemplo "treinar" uma luta numa dificuldade fácil antes de partir para a luta "ultra hardcore extreme PLAAAAU!".


4 - Aceite o fato que as primeiras lutas podem ser extremamente mal sucedidas

Sim, é exatamente neste tom pessimista que muitas das primeiras batalhas com alguns chefes acontecem.

Nem tudo (eu acho) vai ter exemplo no YouTube, nem tudo vai ter detonado em revista (isso foi tão anos 90) ou post em blog (opa); e mesmo que tenha, a experiência prática pode ser e provavelmente vai ser muito diferente.


5 - Cuidado com fatores surpresa (vide Dark Souls)

Dark Souls nos ensinou que um desenvolvedor de jogos consegue ser a coisa mais cruel e doentia que você verá na vida. Mas em diversos jogos isto ocorre, por exemplo uma armadilha que fica no chão mesmo após o chefe morrer, e PLAU, você está morto! Claro que, por exemplo no caso da armadilha, isto não será algo tão problemático... a não ser que seja seu personagem hardcore* do Diablo ou algo do tipo... :)

*Personagens hardcore no Diablo e em outros jogos só possuem uma vida

---

Enfim, acho que consegui escrever algo bem breve e explicativo, espero que isto motive as pessoas a terem mais calma para avaliar os problemas com os chefões dos games, afinal todos alguma vez na vida já ficaram empacados num chefe de video-game (se negar é mentira).

// Por acaso, as dinâmicas aqui se aplicam a muitas atividades da vida comum.

Até a próxima povão! o/