24 de julho de 2016

A morte nos games



Fala galera!

E volto aqui mais uma vez pra comentar sobre alguma coisa aleatória que veio a minha mente.

Enfim hoje vou falar um pouco de uma coisa que afeta e muito a experiência dos games: a morte. Vou classificá-la também no ponto de vista de jogabilidade.

A morte, o destino de todos e a única certeza da vida, é um fator muitas vezes crítico nos jogos; em outros é tão repetitiva que você já olha com outros olhos (*cof* Dark Souls *cof cof* ).

Alguns jogos tratam a morte como uma fase de progressão e herança, outros como apenas uma nova chance repetitiva, já outros como uma só.


Em muitos jogos ela é um aspecto pesado e crítico, como num wipe numa raid de um MMO ou num ace no Counter-Strike, o impacto nestes casos pode ser devastador para os envolvidos.

Um bom gênero para ilustrar isto são os MMORPGs. Nos MMOs você observa diversas formas de morrer, fora poder reviver ao andar em forma de espírito até seu corpo ou até mesmo se arrastar para longe do combate e tentar recuperar sua energia lentamente.
 

Enfim, vamos falar dos tipos de mortes nos jogos e diversas aplicações.

// Boa parte dos "termos" aqui foram criados por mim.


.: Tipos de morte do lado jogador

Vamos falar aqui um pouco da morte sendo jogada por nós.


..:: Morte técnica

É uma morte que geralmente você não pode escapar pois ela está vinculada a algum acontecimento da história do jogo, como por exemplo viajar para um plano paralelo e então "reviver como uma deusa" no meio da treta toda. Não vou exemplificar nada aqui pois pode gerar spoiler para certos jogos.


..:: Morte de progressão

É o tipo de morte mais comum, tratada de forma genérica e sem ser muito forçada. Jogando qualquer coisa de Sonic a Mario, esta morte acontece uma hora ou outra por um erro do jogador, seja um erro mecânico simples, desatenção ou coisas do tipo. A experiência num geral torna este tipo de morte menos difícil pois você simplesmente não erra nas coisas simples.



..:: Morte intensa de progressão

É a morte que o jogo quase que te impõe toda santa hora justamente para te parar no progresso do jogo, geralmente pra forçar a dificuldade. É tecnicamente a morte natural por falta de experiência somada a fatores surpresa como tomar um chute espartano fantasma e cair num buraco.

Este tipo de morte era muito comum em jogos antigos, pois como havia uma grande limitação no desenvolvimento de jogos, o melhor fator para se explorar a dificuldade era justamente forçar o famigerado Game Over na cara do jogador. Nesta classificação, a morte é uma coisa muito comum para chegar na conclusão do jogo. Instâncias "end-game" em alguns jogos online exploram bem este fator.

Exemplos: Battletoads, Dark Souls e em especial shooters bullet hell.


..:: Morte permanente

Tem gente que diz que Diablo sem o modo hardcore não é Diablo. A morte permanente é um fator complicado de se abordar nos jogos. Muita gente gosta pois ela dá um ar único de individualidade para o personagem, outros já acham que é algo extremo demais pois muitos jogos hoje trazem uma infinidade de coisas para se conquistar. A única coisa certa é que a morte permanente é o ponto de desafio final da maioria dos jogos que a possuem.

Exemplos: Diablo, diversos jogos indie (que exploram muito isso por sinal) e em especial jogos do gênero de sobrevivência.


..:: Morte competitiva

É parecida com a "morte de progressão", mas pode ter um impacto tão negativo quanto uma morte permanente de um amado personagem de RPG. É a morte dos jogos competitivos, que algumas vezes pode te prover habilidades interessantes, mas também podem te custar um campeonato.

A morte aqui também é tratada de muitas formas individualmente, tecnicamente falando. Alguns personagens (muito visto em jogos competitivos) possuem a habilidade de ter "duas vidas naquele momento" e isto é muito crítico se for bem usado.

Como exemplos podemos citar Counter-Strike, Overwatch, Team Fortress 2, League of Legends, DotA 2, etc.



.: Tipos de morte do lado não-jogador

Aqui tratarei da morte no lado das diversas criaturas não-jogadoras.



..:: O Massacre de Peões

O nome vem justamente do xadrez. Geralmente é a morte tratada de forma massiva nos jogos em geral. Ela é basicamente a morte de diversas criaturas dispersas por um mapa para provocar uma lentidão no progresso de uma missão ou instância.

Muitas das vezes este é um dos principais fatores de dificuldade que faz os menos experientes morrerem, mas quando o jogador já está num nível elevado ou já é experiente a única coisa que acontece é justamente "um massacre de criaturas por uma mão só".


..:: A morte da "esponja de balas"

Existe um termo usado para determinar que um inimigo é definitivamente complicado de derrubar  em shooters, costumam chamar isto de bullet sponge, ou "esponja de balas"; Justamente porque você descarrega toda sua munição no alvo e a saúde dele quase não reduz. Este foi um fator bem problemático no "tão bem vendido" The Division.

Enfrentar este tipo de inimigo muitas vezes é estressante e sua morte é algo comemorável. Monstros assim, mas já abordando jogos não shooters, são por exemplo os lacaios do Diablo 3, que muitas vezes são mais chatos que os próprios monstros de elite.


..:: A morte do chefe

Seja boss, chefe, mestre ou como preferir; estes sempre foram um problema na trajetória dos jogos. É a morte que os jogadores gostam de ver pois é ali que surgem boas recompensas. Ela geralmente destrava o progresso de instâncias ou da história de um jogo. Não precisa nem exemplificar, tem em tudo quanto é jogo.


..:: A morte do alvo especial

É uma morte que ocorre em muitos jogos também, mas em especial esta ocorre para atravancar o progresso do jogo ou te prover um benefício especial. Se você não der um fim para o alvo especificado você não prossegue, ou então você abre brecha para alguém pegar o benefício de você.

Muitas vezes o alvo especial é "amigo", e se este morre seu progresso de um um objetivo relacionado simplesmente é cancelado.


..:: A morte técnicamente quase impossível

Imagine você jogando um MMORPG novo, daí você se depara com uma humilde criatura maior que o mapa com um HP tão grande que a única coisa que você pensa é: N-O-P-E (nope é uma gíria para "não" em inglês).

É a morte de criaturas muito poderosas. Dificilmente ou impossíveis de serem mortas por apenas um jogador.


---

Não me veio mais nenhum tipo de morte na cabeça, mas da pra notar que ela é algo tratado de formas tão diferentes nos jogos que me faz dar um valor um pouco maior pra minha própria vida

Vale lembrar que isto é uma interpretação pessoal, logo, é só uma visão minha. :D

Então é isso aí, se curtiu dá um like n..., espero ter ilustrado um pouco este lado que poucos observam nos games, e se você tiver alguma sugestão me manda lá na minha página ou nos comentários do post.


Vlwwww ! o/