19 de junho de 2016

Os tipos de cheaters em jogos online



Olá criaturinhas!

Estou devolta com mais um artigo random escrito em um dia random.

Hoje vou falar de uma raça destruídora de experiências online chamada "cheater".

Vem comigo!

Eu pude ver cheaters de perto por vários anos em trocentos jogos, a começar la por volta de 2003 que foi quando eu comecei a jogar online (ou antes não lembro exatamente).


.: Cheaters, glitchers e hackers


Estes três termos são bem relacionados, mas possuem sua própria explicação. Comumente os "cheaters" são chamados também de "hackers", "glitchers" e outros termos.

O termo cheater, traduzido literalmente para português, significa trapaceiro, logo o cheater é o individuo que utiliza de trapaças, ferramentas, ou seja lá o como você preferir para tirar vantagem de algo.

O termo hacker é usado de forma incorreta neste caso, pois o termo em si não deve ser usado no sentido malicioso e é um termo um pouco mais complexo comparado com a forma que é empregado por aí. Hacker geralmente é uma pessoa que busca aprender com as coisas, porém de "uma forma um pouco mais intensa". Ele acaba focando em dissecar e modificar as coisas num sentido bom ou ruim, mas quando parte para o sentido ruim ele passe a se chamar mais precisamente de cracker. A discussão vai além, mas não vem ao caso falar disso agora.

O termo glitch significa falha, logo um glitcher é um explorador de defeitos que utiliza isto para algum fim. Glitches nem sempre são ruins, alguns geram coisas bem engraçadas e muitas vezes são corrigidos pelas desenvolvedoras rapidamente. Um glitch geralmente é o que origina um cheat. O termo exploit vem de exploração, e é a ação de usar um glitch para criar algum efeito no sistema afetado.


Resumindo todo o blablabla:

O cracker (ou hackers "black hats", mas é discutível em que ponto você é um cracker ou um black hat) encontra glitches e cria os cheats. Quem usa cheats por aí muitas vezes são apenas usuários que não possuem conhecimento algum de como criar alguma exploração deste tipo, comumente chamados de "script kiddies" se tratando de invasão de sistemas ou outras ações, e nos jogos são os famigerados cheaters. Vale lembra que esta é uma explicação simplificada.


.: Os tipos de cheaters

Existem vários tipos de cheaters e classifiquei em certos nomes definidos por mim, logo estas definições são exclusivas e meramente ilustrativas.


O cheater batata

É o individuo que não dá a mínima se alguém está ou não vendo ele usar aquilo ali ou então não faz idéia que aquilo é uma coisa ilegal nas regras do jogo.  Ele é "meio lerdo" e até mesmo esquece que pode ser severamente punido pela manutenedora do jogo caso seja detectado. O "cheater batata" é o estágio inicial de quase todos os cheaters do mundo.


O cheater discreto

Costumam ser os mais difíceis de detectar, pois muitas vezes ele sabe dos limites de detecção do jogo e não extrapola no uso. Ele pode usar glitches indetectáveis ou até mesmo cheats mais pesados sem excessos. Alguns cheaters discretos que buscam mais destaque evoluem para o "cheater pro-mode".


O cheater pro-mode

É o cheater competitivo. Ele utiliza de ferramentas como "wall hacks", "speed hacks", "aim hack" e outros para seu próprio benefício competitivo. Este por si só pode evoluir para um "cheater destruidor".


O cheater destruidor

Este usa cheats para o fim destrutivo. Ele não dá a mínima para as coisas, mas sabe que está definitivamente usando algo ilegal e vai aproveitar todo o tempo que tem para usar o cheat para destruir a experiência alheia (diretamente ou indiretamente). Ele pode ou não ser o que chamam de "hater", um "odiador" do jogo, da desenvolvedora ou publicadora relacionada ao jogo.


O cheater cara de pau

É o individuo que muitas vezes acha que não está sendo um cheater, justamente porque ele não usa um diretamente, pois ele o usa por intermédio de alguém ou "contrata" o serviço de um outro cheater para tomar alguma vantagem. Ele é um tipo especial do "cheater batata".


O cheater manifestante

É um tipo especial do "cheater destrutivo", que não foca destruir a experiência alheia, mas sim manifestar-se contra a desenvolvedora ou publicadora do jogo. Eles estão ali para aparecer e fazer sua causa ser mostrada para o mundo.



.: Adendos gerais e experiências pessoais

Qualquer cheater pode ser de um destes tipos, mudando sua "classe" dependendo do objetivo pessoal e acesso às ferramentas de exploração.

Apesar da abordagem humorística aqui apresentada, eu já pude ver todas estas formas de postura por aí, e muito provavelmente você que está lendo isto agora já viu também.

Eu como programador e game modder óbviamente já utilizei cheats, mais precisamente quando mais novo (eu estava ali no nível batata/discreto), mas com o tempo adquiri maturidade suficiente para entender que os jogos possuem suas regras para o bem de tudo e todos, e que usar cheats não é bom e nem justo.


Até a próxima pessoal! o/