31 de janeiro de 2016

Meta Game de combate do GTA Online



Alô calangos!

Estou de volta com mais um guia!

Neste post trarei dicas das melhores armas a se usar, melhores equipamentos, melhores veículos e tudo mais. Vale a pena citar que muitas opções podem ser discutíveis e não são uma regra 100% (mas fique atento na observações pois vou explicar os motivos das escolhas).

SÓ VAI!

Pra começar vale lembrar que li e ouvi um tanto da opinião de muitos jogadores por aí, e joguei pouco mais de 800 horas de GTA Online para fundamentar isto aqui.

O foco é o total end-game (o momento em que você já possui tudo disponível), pra exemplificar a Minigun (arma) exige nível 120. Aqui apresentarei as melhores opções gerais e informações adicionais.

Atualizado dia: 14/02/2017


..:: Equipamentos básicos

O kit geral do jogador tryhard.

Roupas: Traje de Combate Pesado (Heavy Armor) - Solução perfeita para ficar vivo nos golpes (heists). O efeito não funciona no modo livre, tenha isto em mente.
Capacetes: Capacete balístico - que tal reduzir o dano de headshots? Funciona no modo livre. Aparentemente alguns dos novos capacetes de motoqueiro estão com a mesma proteção do capacete balístico (ou todos, preciso testar certinho).
Acessórios: Nightvision e o respirador são opcionais e para usos muito específicos.
Máscaras: Mantenha sempre uma na cara quando for fazer alguma baderna na cidade, reduz sua notoriedade geral. Conflita com o capacete, apesar de haver um pequeno glitch para equipar ambos simultaneamente (um acaba sendo desequipado ao entrar em missões ou após beber coisas).


..:: Armas

O jogo em si não trabalha com limitações de armas quando você está a pé no modo livre, logo qualquer arma do jogo poderá ser usada por e contra você nas situações possíveis. Em veículos apenas armas de fogo mais compactas são permitidas.

.: Corpo-a-corpo

Quer apagar alguém no braço ou com alguma coisa pra bater? Você tem muitas opções.

No geral as armas são bem balanceadas, mas armas como o Taco de Golfe e o Taco de Baseball parecem ser em tese melhores, em conjunto com o Stilleto e a Adaga de Cavalaria (apesar destes possuírem uma distância de acerto menor, porém atacam bem rápido). O Machado (item exclusivo para contas que possuem histórico de jogo no PS3/360) também trabalha bem. A Lanterna traz a vantagem de poder iluminar áreas escuras (crítico em poucas áreas/modos do jogo).

Algumas armas da DLC dos motoqueiros podem superar algumas dessas (ainda não testei). Num geral o ataque corpo-a-corpo nas motos é muito poderoso, mata na hora basicamente.


.: Pistolas

Compactas e versáteis, devem ser bem escolhidas por conta de poderem ser portadas dentro e fora de veículos sem problemas.
  • Pistola AP (AP Pistol) - Para supressão e combate intenso totalmente automático, supera submetralhadoras mais fracas como a Micro SMG e por conta disso é considerada uma arma "acima da média"; 
  • Pistola Pesada (Heavy Pistol) - A solução balanceada para dano mais alto e com disparo controlado (não full auto). É a única pistola com uma mira fixa diferenciada, bem notada em primeira pessoa;
  • Revolver Pesado (Heavy Revolver) - A solução de dano bruto mais eficiente, porém lenta. Interessante quando você quer dar um bom disparo com dano alto de dentro de um carro.
Diferenças das miras de pistolas em FPS.

.: Submetralhadoras

Boa para combate em ambientes confinados, no GTA Online possuem muito mais limitações e poucas podem ser usadas em veículos. Como opção para o modo livre, são superadas por outras armas. No jogo são classificadas como metralhadoras.

  • ADP de Combate (Combat PDW) - Silenciada de fábrica, maior dano dentre as smgs comuns e ótima precisão. Kit completo e belo visual. O fato de ser bem balanceada e silenciada de fábrica torna a necessidade de silenciador em outras armas discutível. Torna o uso do Fuzil básico (Assault Rifle/AK-47) discutível. É uma arma mais importante pros iniciantes.
  • Mini SMG - A nova smg compacta dos Motoqueiros que veio pra deixar as outras armas pra trás. Balanceada e com uma taxa de disparo muito alta. Supera as outras smgs compactas num geral, mas ainda perde pra Pistola AP. Possui poucas melhorias mas o seu preço base é bem competitivo com outros modelos.

A nova Mini SMG, meu brinquedo favorito da DLC "Bikers"


.: Fuzis

São armas de dano médio, com taxa de disparo elevada e boa precisão. São tecnicamente as armas padrão para qualquer combate.

  • Carabina Especial (Special Carbine) - A solução geral eficiente em termos de precisão + dano.
  • Carabina (Carbine Rifle) - Muito igual a Carabina especial, porém com mais precisão e um pouco menos de dano.
  • Fuzil Avançado (Advanced Rifle) - Considerado um dos melhores rifles do jogo, mas seu design bullpup não permite carregadores de 100 "balas", fazendo ele ser pior dependendo do gosto pessoal e "controle no disparo".
  • Fuzil Compacto (Compact Rifle) - Gostei muito de jogar com ele em média distância, o dano é ótimo porém a cadência é levemente mais lenta que os outros fuzis em destaque e a precisão é ruim. Dano alto em relação aos outros fuzis e é uma boa opção para uso em embarcações e motos.

Eu, minha carabina avançada e meu antigo carro massa


.: Metralhadoras

No que se refere a fogo de supressão e furar coisas sem parar, estas belezinhas cumprem o papel da melhor forma possível. Vem equipadas com carregadores bem grandes e seu dano é médio/alto. Perdem em precisão. Superam a maioria das outras armas automáticas.

  • Metralhadora de Combate (Combat MG) - Melhor que versão mais fraca desta categoria e põe os fuzis pra escanteio em muitas situações. Carregador de até 200 cartuchos, não há motivos para não usá-la. Alguns consideram o uso dela melhor que fuzis, porém com uma precisão bem inferior (o que conta bastante dependendo da situação).


.: Rifles de Precisão

Hora de brincar de sniper? A solução de seus maiores problemas à longa distância.

  • Rifle de Precisão Pesado (Heavy Sniper) - A estupidez em forma de rifle. Tirando o carregador limitado (6 cartuchos) o resto é tudo de bom. Consegue matar jogadores de nível baixo em apenas um disparo e geralmente a maioria dos NPCs também. É barulhento, porém funciona bem contra tudo, quase uma arma universal.
  • Rifle de Precisão (Sniper Rifle) - Você só vai usar ele em duas ocasiões: não possui o Heavy Sniper ou não pode fazer barulho. Não é uma arma universal.
  • Rifle de Elite (Marksman Rifle) - Menos dano, mas eficiente para caçar alvos em movimento por conta da cadência de tiros. Sua mira possui uma distância bem reduzida. Uma das opções mais viáveis na trocação de tiro PvP.


.: Escopetas

Quer transformar seus alvos em queijo suíço de forma instantânea? BINGO! Você possui muitas opções, mas algumas são dispensáveis.

  • Escopeta Pesada (Heavy Shotgun) - Uma monstra em destruição. Poderosa a média distância, coisa que suas irmãs não fazem, é uma opção versátil de escopeta. Tem dano aumentado contra veículos tornando ela uma ferramenta bem interessante.
  • Escopeta Automática (Sweeper Shotgun) - A nova escopeta da DLC Motoqueiros é uma delícia. Destruidora e automática. Encima de motos supera um pouco as outras compactas num geral, mas seu dano é inferior.
  • Escopeta de Assalto (Assault Shotgun) - Não costumo usar muito, mas é uma opção para casos de combate contra MUITOS alvos (tal como um apocalipse zumbi) ou para literalmente queimar munição em algum Kuruma alheio rapidamente. Em curta distância é a melhor escopeta num geral.
  • Escopeta de Cano Curto (Sawed-off Shotgun) - É melhor opção pra matar um alvo com um tiro rápido de perto, principalmente de motos.

A nova Escopeta Automática

.: Armas Pesadas

As favoritas de muita gente. As mais caras e as mais devastadoras.

  • Minigun - A faz tudo das pesadas. A solução prática pra tudo no jogo. Só perde em um detalhe: não pode ficar em posição de cobertura enquanto anda com ela. A mais fácil de usar das pesadas.
  • RPG - Esta arma quando é sacada pra fora não está nem um pouco de roleplay. Um lança-mísseis ágil, porém só use contra alvos parados ou lentos. Se sua mira for realmente boa pode tentar contra alvos em movimento, mas o irmão dela acaba sendo uma melhor opção.
  • Lança-mísseis Teleguiado - O irmão da RPG. Possui a função mais adorável de todas as armas: marcar veículos para uma morte explosiva. Com prática e/ou sorte é possível desviar de seus mísseis. Veículos rápidos como jatos conseguem sair da distância de precisão antes dela ficar pronta para disparar.
  • Lança-granada - Uma belezinha explosiva com direito a lanterna. Assim como as outras "lançadoras", exige uma prática legal para ser 100% devastadora, apesar que só basta acertar o alvo pra mágica acontecer. Muito poderosa, pois seu tempo de disparo é curto e possui a vantagem de ter um carregador.
  • Lança-granada compacto - Outro brinquedo adicionado na DLC "Motoqueiros". Nada é mais empolgante que ter um lança-granadas nas mãos, correndo a 100 km/h encima de uma moto. Este brinquedo torna algumas missões bem fáceis agora.


.: Arremessáveis 

Aqui entram granadas e suas primas. O mal uso delas pode trazer graves problemas.

  • Granadas (Grenades) - Lance na direção certa e seja feliz. Solução barata de destruição explosiva.
  • Bombas Adesivas (Sticky Bomb) - Quando você quiser brincar de terrorista esta aqui é a melhor opção. Uma arma tática bem eficaz que pode ser ativada remotamente.
  • Mina de Proximidade (Proximity Mine) - 007 Goldeneye feels. A campeã da trollagem online. Você saberá que está ferrado quando ouvir o tic-tac. Funciona similar a bomba adesiva, mas sem a preocupação da ativação, isso você deixa pros seus alvos.
  • Gás Lacrimogênio (Tear Gas) - Sua efetividade não é instantânea, mas força seus alvos a se moverem de suas posições. É uma arma bem tática. SIM ELE MATA.
  • Bomba Caseira (Pipe Bomb) - Um novo adendo da DLC Motoqueiros. Uma bomba genérica, que solta uma fumaça junto e incendeia o local um tantinho. Mais explosivos pro estoque.


..:: Veículos 

Agora uma lista de sugestões de veículos que você terá que possuir no end-game, em ordem. Alguns exigem que alguns golpes sejam concluídos antes para comprar.

.: Veículos quase obrigatórios

Kuruma (blindado) - O carro que mais sofre "mimimi" da comunidade do jogo. Muita gente o adora, muita gente o odeia. É um veículo que pode mudar drásticamente a situação de jogo, principalmente por tornar seus ocupantes quase invulneráveis a projéteis não explosivos. Transporta até 4 jogadores.

Insurgent - A versão sem metralhadora é uma jamanta demoníaca pronta pra levar tudo o que está pela frente. Pode ser customizada e virar uma jamanta demoníaca turbo com faróis de xenon. Essa bagaça só vai parar se você matar o motorista ou, depois de muito esforço, se for explodida (não recomendo pois o seguro é deveras caro). Transporta até 6 jogadores. 

Bati 801 - Moto rápida e barata. Uma moto excelente pra tudo. Se for "rico" pode optar pela Hakuchou, que alguns preferem mais. Se estiver MUITO pobre compre uma Akuma que é até considerada melhor em corridas (há discussões eternas quanto à isso).

Zentorno - Um dos top super carros do jogo e bem equilibrado. Por que listei ele aqui? Custo x Beneficio. Tendo ele você já fica bem preparado para corridas em geral, de quebra ele possui a traseira larga e toda fechada, servindo como uma cobertura para tiros (vale lembrar que o motor dele fica ali.. não preciso dizer que você terá que "blindá-lo", né!?). Corre muito e é bom para fazer missões se você souber se aproveitar de sua "proteção traseira". Só cabem dois nesse.

Os veículos Pegassi Zentorno (esq) e HVY Insurgent (dir) na garagem

.: Veículos utilitários interessantes

Bravado Rumpo personalizada - A melhor van do jogo. Possui portas laterais para que atiradores utilizem uma grande variedade de armas. É barata e com vidros "blindados". Transporta até 4 jogadores.

Guardian - Pick-up bem robusta, resistente e carinha. É dos poucos veículos que carregam um quadriciclo na caçamba sem problemas. Transporta até 6 jogadores, sendo 2 na caçamba.

Bison - Pickup barata e util. Aceita towing podendo carregar trailers. Tentar carregar um veículo na caçamba dela pode danificar o veículo. Transporta até 6 jogadores, sendo 2 na caçamba.

Granger - Uma SUV espaçosa pronta para transportar um exército, mais precisamente até 8 jogadores (4 dentro e 4 fora).

Shafter V12 (blindado) - Um carro potente e blindado. Não é tão caro, resistente contra uma explosão direta e com vidros resistentes à balas (algumas). O conjunto de propriedades dele torna ele uma boa aquisição. Transporta 4 jogadores. 


.: Veículos especiais

Sua compra vai do gosto pessoal, do dinheiro e do seu foco de gameplay.

Insurgent Pick-up - A versão com metralhadora do Insurgent. Só é entregue pela Pegasus e não pode customizar. Sua metralhadora é eficiente e pode ser usada sozinho, porém exige que o carro esteja parado (estando sozinho obviamente). Recomendo comprar caso jogue com mais alguém.

Savage - Solução cara de destruição em massa. Este helicóptero de combate é talvez o veículo mais destruidor do jogo (superado talvez por um Valkyrie lotado de gente, talvez). O único ruim dele é ser lento, se tornando alvo fácil de mísseis. Veículo da Pegasus, entregue em helipontos.

O helicóptero Savage

Buzzard de Ataque - DE PRINCIPIO não recomendo comprar ele e o Savage. Compre um ou outro e depois quando tiver sobrando compre o que não possui. Este em especial é MUITO ágil, porém seu poder destrutivo é mais limitado que o do Savage. Um monstro de eficiência por sua velocidade, muito usado para executar missões de CEO, sendo a preferência de muitos. Heli da Pegasus, carrega até 4.

Hydra - Veículo rápido de destruição para 1 ocupante. Não é melhor que um Savage para missões (alguns podem discordar), porém faz uma festa no modo livre pela agilidade somada ao bom poder destrutivo. Sua possibilidade de vôo vertical ou horizontal torna um piloto experiente um perigo constante (até pra ele mesmo). Veículo da Pegasus, entregue em helipontos ou pistas de pouso.

Technical - Uma pickup frágil, mas até versátil. Sua metralhadora é a mais poderosa do jogo. Seu preço é um fator contra. Veículo da Pegasus entregue em pontos específicos. Até três ocupantes. Possui um variante anfíbio, bem mais caro o Technical Aqua.

Rhino - Um tanque de guerra pronto pra explodir qualquer coisa. Não é super ultra mega resistente mas segura bem dano. Seu dano é sua mágica, e pra mim um dos melhores veículos de guerra do jogo. Veículo da Pegasus entregue em pontos específicos. Não passe por cima de veículos com ele.

Valkyrie - O Savage para grupos de pessoas. Se você tiver mais 3 amigos para brincar de apocalipse, pode comprar feliz. É caro, logo deixe como última prioridade e/ou se tiver gente jogando com você sempre.

Cargobob - Um brinquedo de transporte bem funcional. Carinho, mas bem útil para armar algumas loucuras no modo livre. Compre caso queira um helicóptero capaz de carregar muita gente e um veículo de brinde, tudo junto na mesma viagem. Ganhou muito poder com a DLC Import/Export pois você coletar os carros com ele. Veículo da Pegasus entregue em helipontos, cabem 10 cabeças nesta jamanta.

Blazer Aqua - Um dos novos veículos da DLC Import/Export. É basicamente um quadriciclo que vira um jet ski e possui uma metalhadora tosca embutida. Caro, porém tem seus usos. Cabe apenas um nele, Veículo da Pegasus.

Rocket Voltic - Eu sempre fui muito fã do Voltic, um super carro elétrico bem massa. Daí inventaram de colocar uma turbina nele e mais alguns milhões no preço. Se você quer um supercarro de dois lugares com uma turbina embutida, você pode comprar este. Pra 2 ocupantes e só pode ser chamado pela Pegasus.

Ruiner 2000 - Um carro bem no estilo 007, caríssimo mas cheio de funcionalidades. Pra mim é dos poucos veículos super caros do jogo que realmente podem valer 100% a pena. Cabem 2 nele, também da Pegasus.

Boxville Blindado - Pra mim um dos melhores Custo x Benefício da DLC Import/Export. Segura umas porradas legal e tem uma metranca bacana encima. É uma boa opção similar ao Insurgent Pickup, porém com valor bem maior. Cabem 5 nele, só chama na Pegasus.

Phanton Wedge - Um caminhão de demolição muito caro. Eu não colocaria ele como prioridade, mas creio que segure mais pancadas que o Ramp Buggy. Cabem 5 aqui e limitado à Pegasus.

Ramp Buggy - Um veículo, curioso. Apesar do variante comercial ser bem mais frágil que o usado em missões, tem sua utilidade ao lançar veículos nos ares. É literalmente um buggy com uma rampa frontal. Veículo bem caro pra tão pouca utilidade, Também da Pegasus e cabem só 2.

Wastelander - Eu chamaria isso aqui de "Wastemoney". Não gaste sua grana com isso. Veículo da Pegasus, carrega até 6. 

Iate de luxo - A coisa mais cara do jogo e julgada como dispensável. Sua utilidade é discutível, mas considerando que você pode entrar no jogo já nele e bem longe de todo mundo, possuir muitos veículos prontos para você viajar (depende do iate) e uma bateria antiaérea embutida é um luxo bem interessante de se possuir. Só compre realmente se tiver sobrando MUITO dinheiro mesmo.



..:: Residências recomendadas

Algumas das melhores casas em termos de utilidade, apenas prédios que aceitam organizações de golpes e com garagem para 10 carros.

Del Perro Heights - $ 205k~468k

O ponto mais completo do jogo, garagem atrás do prédio spawna veículos aleatoriamente, bom espaço para despistar polícia.

Pontos de interesse próximos: Ammunation, loja de comida, loja de roupas, cinema, praia, parque.



Tinsel Towers - $ 270k~492k

Área bem próxima a Eclipse Towers (uma zona que pode abrigar muitos conflitos), descendo a rua. É cercada com diversos pontos para fuga e cobertura. Anexo ao prédio existe uma área com piscina e uma ótima vista da área, dá pra fazer umas coisas legais dali com um rifle. Tem uma boa vista da cidade.

Pontos de interesse próximos: barbearia, Los Santos Customs e loja de roupas.


Uma vista da piscina das Tinsel Towers


..:: Escritórios/Motoclubes recomendados

Escritórios (CEO)

Recomendo fortemente que compre um escritórios destes, principalmente para ativar o modo de CEO/VIP/Magnata a qualquer momento, fora seus recursos. Eu optei por este pessoalmente por ser o mais barato e pela região ser excelente.

- Maze Bank West - $1000k (mínimo)

O mais barato dos escritórios, e particularmente considero uma propriedade obrigatória. Fica do lado do prédio da Del Perro Heights, criando um ponto muito bom pra você. Há um armazém de contrabando médio bem próximo também.

Os armazéns são opções muito pessoais, mas é bom tentar comprar um de cada para liberar todas as opções de spawn de veículo no menu de CEO.

Agora com a DLC Import/Export você pode ter uma garagem gigante vinculada ao seu prédio. A garagem custa $1.150.000.

Há também a possibilidade comprar um depósito parar realizar as operações de roubo e venda de carros de luxo; o preço mínimo é $1.500.000.


Motoclubes

Não há necessidade de possuir o mais caro. O funcionamento é bem similar ao esquema de CEO, mas os custos gerais são bem menores e adicionam uma nova gama de missões (maioria bem difícil de ser executada sozinho, na real não dá pra ativar algumas sem outros membros). As missões comuns e contratos assim como as missões de CEO podem ser executadas em sessões fechadas. O motoclube libera uma garagem de 10 motos pra você.

Os esquemas de produção ilegal só podem ser movimentado em seções públicas e produzem as coisas passivamente desde que tenha estoque de material (adquirido em missões). A produção de seus negócios varia de acordo com a melhoria e com o tempo (leva cerca de 5 horas jogando pra encher tudo).

- Sede Great Chaparral - $ 200k (mínimo)

Localizada bem no meio do mapa, próximo da base militar. Um bom ponto pra nascer longe da bagunça do resto da cidade. Aqui é bom pois tem saídas pra todos os cantos do mapa.


..:: Dinâmicas e dicas gerais

Uma compilação de dicas adicionais para ajudar no seu real sucesso.

- Seus carros devem ser 100% blindados, caso haja a opção para isso.
- Os pneus dos seus carros devem ser à prova de balas, se não forem providencie "pra ontem".
- Não leve tiros à toa, procure uma cobertura. Se não sabe o que é isso aperte Q perto de uma parede e verá. Nem sempre usar esta função de "cover" te garante uma segurança plena.
- Os serviços do Lester tem papéis táticos interessantes, dentro e fora de trabalhos/missões, como por exemplo revelar jogadores durante um mata-mata (deathmatch).
- Você pode ligar para o 911 no celular, inclusive chamar a polícia pro meio daquela "treta legal".
- Atirar sem mirar "em cobertura" faz com que o personagem dê disparos cegos, porém mais seguros que dar a cara e levar um teco na cabeça.
- Seu ângulo de mira vertical é maior em primeira pessoa que em terceira.
- Evite disparos descontrolados, atire em "rajadas", isto é, de pouco em pouco.
- Ao mirar, se você pressionar G lançará o explosivo equipado (granadas e afins), caso você possua alguma.
- Se você não quer atrair a polícia para você durante um confronto, providencie uma arma silenciada (mas não é 100%).
- Não gaste seu dinheiro com qualquer coisa que ver, procure investir primeiro em estrutura para você conseguir mais dinheiro, tal como um MMO.
- Golpes ainda são a melhor forma de fazer dinheiro no jogo (mais precisamente o golpe do Pacific Standard), os esquemas de muamba, contrabando, motoclube possuem riscos elevados e rendimento "variável". Os negócios de motoclube se bem gerenciados podem ser bem rentáveis, mas ainda dependem de uma seção pública e um grupo sintonizado pra não haver perdas consideráveis.
- Os negócios de roubo de veículos (DLC Import/Export) tem um rendimento menos arriscado até onde pude notar, mas ainda assim não é tão elevado.
- Missões de contato em grupo rendem muito em grupos de amigos, já missões de Magnata/CEO rendem bem com qualquer quantidade/tipo de players (missões e não o esquema de "muamba").
- Enquanto em uma moto e com uma arma de corpo-a-corpo equipada, segure X (PC) e clique com o mouse para a direção que quer bater. ROAD RASH FEELINGS!. No que pude testar os ataques melee em motos só funcionam no "modo livre".
- Agora ao criar um personagem novo você pode copiar os status do seu personagem mais forte, limitado ao nível 120. Não sei a condição exata pra tudo, mais copiando meu char lv 256 me garantiu um novo lv 120 com apartamento de luxo e todas as heists feitas (destravamentos de certos itens faltantes).

---

Fica aí um mega guia de quase tudo de combate no GTA Online, equipamentos, veículos e coisas utilitárias.

Se quiser mais alguma dica, se tiver uma dúvida ou se tiver alguma dica extra pro guia, mande-me por e-mail ou pela minha página do Facebook! Com o tempo eu melhoro isso aqui, principalmente com updates futuros do jogo.


Então é isso, abraço! o/