12 de janeiro de 2016

Como ser acima da média em jogos online


Primeiro texto grande pra caramba do ano.. weee! /o/

Bom, hoje vou tentar resumir, pra maiora das pessoas que pretende ser jogadores acima do razoável nos seus multiplayers favoritos, boas práticas para chegar no ponto de sucesso. Não é difícil, porém você terá de se esforçar em pontos que geralmente muitos não ligam. Vamos lá! 


Use bem seu tempo

Pois é, ser um jogador "acima da média" leva tempo. Este seria o lado prático da coisa. O ponto principal aqui além de buscar a prática é tentar aproveitar sempre o seu tempo enquanto joga para crescer e se tornar melhor. Poderia resumir em "sacaneie menos e aprenda mais", cada partida pode ser um aprendizado importante pra você. 

Um exemplo é buscar entender porque alguns jogadores fazem mais "frags" ou mais "assistências" em uma partida competitida de algum jogo, ou como um jogador consegue morrer quase nunca em alguma outra. Jogar observando bem o que acontece é um ótimo começo para aprender bem enquanto joga, fora buscar atrapalhar menos e ajudar mais. O diálogo é fundamental, não tenha medo de conversar com as pessoas durante partidas, mas faça isso na hora certa, não enquanto um chefe vai atacar com uma AoE que dê HK e sim num "pause" ou momento de calmaria.

Uma regra que eu considero fundamental para ser um bom jogador: "não seja troll, seja útil". Muitos jogadores profissionais ficam "zuando" jogos alheios em streams mas tenha certeza que eles possuem uma noção grande o suficiente pra perder tempo atrapalhando jogos alheios, já um iniciante que só "trolla" não aprende nada e sempre será um peso pro seu time em jogos competitivos.

Mas, você não sabe o que é AoE ou HK? Desce mais a rolagem aí.


Aprenda o lado técnico do jogo

Pois é, todo jogo possui um lado técnico, alguns mais complexos que outros, mas ainda assim possuem. No CS:GO você vai de posições de mapa a "roles" (Entry Fragger, Support, etc), no LoL podemos tratar "roles" também (Marksman ou ADC, Mid, Jungler, etc) porém temos mais detalhes numéricos como quantidade de AP, AD, multiplicadores de habilidades de cada campeão e tudo mais. 

Cada jogo tem seu lado técnico e você precisa tentar entender alguma coisa dessa loucura numérica e prática toda (lembrando que este é um texto para você ser acima da média e não um pro-player de ligas internacionais). 

Pra entender essas coisas todas você terá que aprender termos usados nos jogos, como por exemplo:
  • CC (Crowd Control, controle de multidão, usado em muitos jogos para apontar habilidades que controlem a movimentação de multiplos alvos); 
  • AoE (Area of Effect, habilidades que afetam áreas e não alvo único);
  • DoT (Damage over Time, efeito de dano por tempo e não instantâneo);
  • HK (One-Hit Kill, morte em um golpe);
  • Split Push (se separar do grupo para avançar a pressão em uma rota, comum em MOBAs);
  • Rush (geralmente usado para indicar avanços rápidos... ZERG RUSH!);
  • AD (Attack Damage, usado no LoL);
  • AP (Ability Power, usado no LoL);
  • DPS (Damage per Second, dano por segundo, muito usada para medir potencial de dano em vários jogos).
Como você pode ver logo acima, são termos geralmente em inglês, que alguns traduzem mas a maioria usa em inglês mesmo. Conhecer estes termos te aproxima do nível elevado de jogo que geralmente parte de fora do país (de fora do Brasil), e claro te aproxima dos jogadores de alto nível que sempre usam estes termos para conversas sobre um jogo (e nada melhor que entender a língua dos pro-players para se tornar um ou quase isso, certo!?).
Informações de um rifle no Firefall. Muitos números, né?

Além de termos técnicos você terá que ser técnico na prática também, buscar entender efeitos de itens e física dos jogos para buscar ser o melhor possível, como por exemplo:
  • Entender como funciona a física de granadas no CS:GO;
  • Conhecer bons pontos para "wards" em MOBAs;
  • Saber controlar o "recoil" das armas no CS:GO;
  • Saber a hora certa de ativar o "aggro" de um grupo de inimigos em uma instância em RPGs;
  • Aprender a sinergia de "skills" de jogos que possuem "skills", isto é, combinações de habilidades que causam um efeito catastrófico num grupo adversário; 
  • Ter ciência dos melhores itens para ações específicas, como por exemplo não entrar com um rifle de precisão lento e pesado em regiões muito confinadas ou tentar acertar um "headshot" a 200m do alvo de pistola (pode até funcionar mas não é o ideal).
  • Entender como o sistema defensivo do jogo funciona, como por exemplo não "buildar" resistência mágica contra um time adversário que só possui dano físico.
Dei apenas pequenos exemplos, mas são coisas comuns nos jogos que se relacionam.

Ser técnico é complicado e leva tempo, porém te eleva a um outro nível de jogabilidade. Neste momento você não vai querer mais usar guias e manuais de "como jogar", mas sim criar suas lógicas e até mesmo guias, mas chegar neste ponto alto pode ser demorado e requere muita compreensão de jogo e paciência (e muita matemática em certos pontos).


Faça amigos no meio

Ter uma rede de contatos em um jogo te ajudará e muito a ser um jogador melhor. Com bons contatos você pode treinar e discutir mais sobre o jogo, promovendo uma troca de experiência ótima pro seu aprendizado. Adquira os contatos certos e tente aprender com eles sempre, quem sabe a partir daí você não monta um time de alto nível. 

Jogadores bons tendem a conseguir contatos com certa facilidade por serem admirados. Ensinar também te adiciona conhecimento.


Aprenda com os pro-players

Nada melhor que observar quem está no topo para chegar lá um dia. É um bom princípio ver os jogadores de elite jogando para aprender, mas não copie, aprenda. Reproduzir ações até pode funcionar por um tempo, mas o ideal é entender como funciona o jogo. 

Assista a campeonatos e streams de jogadores de alto nível, principalmente os que ensinam coisas úteis pro seu "gameplay". Alguns sites e páginas de redes sociais de organizações de e-sports dão dicas sobre jogos, é ótimo acompanhar por lá também.


Aprenda a perder

Talvez este seja o mais difícil ponto para ser acima da média. Não é fácil pra ninguém ficar perdendo, mas aprender com a derrota é o ponto mais fundamental para ser um ótimo jogador em qualquer jogo.

Utilize a derrota como lição, tente entender onde você errou, não apenas onde os outros erraram.


---

Espero que este texto abra a mente de você jogador que se considera ruim ou "nada tão bom assim", mas que pode ter um potencial grande de ser até um super pro-player no futuro. Mas lembre-se que é um caminho longo.

Mesmo que não dê para ser profissional, busque ser acima da média sempre! Seja bom, seja útil!

Se quiser, este guia ajuda muito no entendimento de habilidades e efeitos nos jogos que tanto gostamos.

Até o próximo post! o/