23 de setembro de 2013

MMORPGs morrendo no Brasil?

Alô abigos...

Vamos atualizar as informations e divagar sobre a realidade dos MMORPGs no Brasil.


Gamemaxx down

Quem me conhece sabe que estive muito por dentro do mundo do MMORPG Cabal Online, e que acompanho até hoje.

Ultimamente "a big treta has been spotted" na Gamemaxx, antiga publisher do Cabal Online no Brasil.

Aparentemente aconteceu muita coisa, mas o que se sabe publicamente é que a ESTSoft, desenvolvedora do jogo, pegou o jogo devolta. Na verdade isso não é uma novidade de ontem, já foi anunciado já faz uns bons dias, porém isso declara dois fatos:

  1. Um dos melhores MMORPGs da atualidade volta pra sua dona.
  2. A Gamemaxx não tem mais o que vender e provavelmente vai pro limbo.
Este item dois é uma dedução visto que o jogo que a Gamemaxx ainda publica parece que vai bem mal das pernas e ela não não tem um bom histórico de lançamentos de jogos além do Cabal.

O próprio fórum foi largado de mão e está sendo moderado pelos jogadores voluntários, os quais carregam o nome de moderadores e sábios (sim eu sou um deles o/).

Mensagem de uns dos moderadores do fórum. Link


Pra ferrar mais a coisa parece que houve um certo descaso por parte da publisher pois ela desligou o servidor antes da hora e os jogadores simplesmente entraram em pânico, afinal além da MUITO estranha crise de "hacks" que ocorreu recentemente, a confiança do público chegou a um valor nulo, notável pelo péssimo serviço relatado no seu fórum ultimamente.

Mensagem da ESTSoft à respeito do desligamento inesperado. Link


Qual será o destino do Cabal, vai depender da ESTSoft (a dona), já a Gamemaxx provavelmente vai sucumbir e abraçar o capiroto. É uma pena ver uma publisher que crescia tão bem acabar assim.


LevelShooterUp Games

E parece que a LUG tocou o foda-se e partiu pra jogos competitivos. Já faz um tempinho que parei de jogar Forsaken por N motivos, um deles faculdade e outro os bugs, e até agora ela não buscou uma solução de fixar bugs extremamente críticos no jogo.

Pra você ver como a coisa está hoje, pelo menos no servidor que eu jogava, guilds estão perdendo suas bases (estruturas que são mantidas pelos jogadores) porque existe um bug ocorrendo o qual não permite transferir o dinheiro da guilda para a base (logo a taxa diária cobrada não pode ser quitada).

Nota: isso já tem uns 3 ou 4 meses +-, e somado a diversos outros problemas algumas das maiores guilds do servidor PvP simplesmente debandaram de lá e o servidor está largado às moscas agora quase que totalmente. E não adianta falar que depende de quem faz o jogo, 4 meses é tempo suficiente pra pressionar a developer e buscar uma solução.

A LUG ainda fazia o favor de limitar o acesso de seu fórum apenas para jogadores que gastaram dinheiro em seus jogos, hoje não sei mas já é uma atitude um tanto exagerada e que limtiava o feedback

Tem mais, se você verificar a página do Facebook da LUG você nota diversas posts relacionadas a propagandas de cash e campeonatos de seus devidos shooters.

Recentemente a Gamérica catou o Runescape dela, diversos MMOs antigos como o RF Online foram pra casa de lo carajo e parece que a LUG não está nem aí para os jogos que estão ali agora ou então para seus jogadores.

Será uma estratégia para atrair mais pessoas para seu mundo de jogos, visto que a Valve e Riot estão rindo à toa com seus MOBAs Dota 2 e League of Legends?

---

A competitividade online bem explorada está atraindo muitos jogadores, não é a toa a popularidade de League of Legends (um jogo que é sempre ajustado e gratuito), Dota 2 (atualmente gratuito e gerenciado pela gigante Valve) ou Crossfire (MMOFPS free que vem se destacando mais que o velho gigante Counter-Strike nos campeonatos).

O mais legal de tudo é que a tecnologia cada vez mais se barateia e a variedade de jogos gratuitos de qualidade só cresce. Os MMORPGs são jogos que te prendem e gastam muito tempo para se desenvolver, e temos hoje um público preguiçoso que sempre busca os melhores meios para adiantar sua vida, e acaba ou utilizando de meios ilícitos para evoluir ou simplesmente passa a jogar jogos que levam menos tempo para se tornar "bom".
 
Onde isso vai parar eu não sei, mas que atualmente o mercado está disputado, sim está (e demais).
 

Abraço e até mais! o/