13 de dezembro de 2012

Google Zeitgeist 2012 - Games

Eis que hoje entrei na página da Google a qual mostra um relatório de buscas do ano.


Aproveitei a onda pra comparar dois jogos dentro das buscas: Minecraft e Diablo 3.

Pra minha parcial surpresa Minecraft aparece dentro dos 10 assuntos em duas categorias de busca no Brasil, e à frente de Diablo 3, que foi um dos fenômenos do ano.


Nota-se que, em termos de busca, as pessoas no Brasil buscam mais jogos casuais e online que informações sobre jogos pagos, de console ou relacionados.

Legal também ver que as pessoas buscaram por "Como Jogar RPG", isso já pode demonstrar uma certa mudança cultural no Brasil.

Veja em: http://www.google.com/zeitgeist/2012/#brazil
Infelizmente o Google não fez um levantamento sobre games na Suécia, mas da pra ver que nos Estados Unidos eles fizeram uma tabela boa sobre títulos (talvez um indicativo que o mercado lá é bem mais aquecido)... Diablo 3 aparece nos temos mais pesquisados na Suécia (Berço do Minecraft).

Os games nos Estados Unidos apresentam certa surpresa enquanto à buscas: Borderlands 2 na frente de Halo 4, Mass Effect 3 e Black Ops 2... popularidade ou reconhecimento?

Veja mais em: www.google.com/zeitgeist/2012/#united-states/

Veja mais em: http://www.google.com/zeitgeist/2012/#sweden/

Por fim as buscas globais, e Diablo 3 está lá denovo... é, este foi de fato o jogo mais buscado do ano:


As tabelas finais poderiam ser um pouco mais parecidas, para facilitar a comparação entre países, mas deu pra ver bastante coisa com essas aí. De resto você vê lá: www.google.com/zeitgeist/2012/

Fui! o/