27 de março de 2017

Um guia e review compreensivo sobre ArcheAge


Alô pessoas!

Demorou mas cheguei! O post que devia ter saído ainda não está pronto então resolvi fazer outro.

Hoje vou falar um pouco sobre o segundo MMO que peguei pra jogar este ano, e que satisfaz bem minhas vontades "gamísticas": ArcheAge.

Um tempinho atrás eu tinha definido que não iria tocar mais em MMOs orientais, ou ao menos evitar.. mas só em 2017 já toquei em dois: PW e ArcheAge.

Vamos pro que interessa..



Um resumo geral do que é o jogo hoje

ArcheAge é um jogo que se encontra numa realidade medieval quase que praticamente steampunk. Não vou falar de história "porque spoilers".

O jogo traz recursos bem interessantes, mas os dois maiores destaques são seu sistema naval (raids navais, guerras navais, piratas, etc) e seu sistema de trabalho ("labor points").

Não preciso explicar muito sobre o sistema naval, você pode ter um pesqueiro, um bote mais frágil que uma placa de 5mm de isopor ou um fucking galeão de guerra entulhado de canhões.

O sistema de "labor points" lembra os sitemas de energia de jogos sociais (Facebook, Orkut e afins). Atividades como criar coisas e coletar coisas requerem estes pontos de trabalho (que se regeneram com o tempo).

O jogo é muito alinhado a jogar no coletivo, e isto afasta um pouco os jogadores antisociais. Tudo no jogo é melhor em grupo, instâncias, produção de materiais, etc. Aos poucos a desenvolvedora (XL Games) tem aumentado mais este aspecto tornando a vida dos solo players um pouco mais complicada.

O jogo também trás uma variação dos sistemas coletivos comuns: as tradicionais guildas, as famílias (guildas de poucos players) e as nações (existem as nações base do jogo e jogadores podem criar uma também).

Também há trocentas missões diárias pra se fazer, algumas alinhadas às guildas e famílias. Não vai te faltar missão pra fazer.

Um problema pros brasileiros sem dúvida é o fato de o jogo ser publicado em inglês pela Trion, mesma publicadora de Trove, Rift, Defiance, etc. 

Já falando de línguas, o próprio jogo possui diversas, que você pode aprender e usar. Estas possibilitam por exemplo falar com jogadores da facção rival, mas nunca é algo 100% perfeito quando você digita.

I'M ON A BOAT MODAFOCA!

Arte geral

O jogo é bonito pra caramba. Bela música também. Não é o principal aspecto que considero quando vou jogar algo, mas tenho que dizer que é bem legal mesmo.

Durante algumas missões possuem pequenos filminhos, em instâncias também. A narrativa do jogo é até boa, mas tem melhores por aí.


O fator Pay-to-Win

Uma das coisas mais observadas em jogos F2P é o maldito Pay-to-Win. Ele é variável nos jogos e por aqui não é algo tão forte assim (já foi pior no passado pelo que já pude ler). Como é um jogo gratuito é esperado que algumas coisas sejam vendidas por "cash" (sistema de microtransações), mas nada atualmente parece tão abusivo, mas sim você consegue adiantar muita coisa com dinheiro real (ao menos no servidores "Legacy", os servidores "Fresh Start" ainda não possuem todos os recursos dos antigos).

Eu pude jogar um pouco no modo "free" e atualmente jogando com "Patron" (tipo um vip do jogo), a diferença é considerável, mas não é algo tão massante pagar um patron (principalmente quando você consegue um grupo decente pra jogar, como uma guild amigável ou uma família).

Pra um exemplo simples, eu jogo no NA Kyrios (servidor Legacy) a cerca de 2 meses. Só o fato de já ter conseguido uma família e uma guild bem boa de começo, me permitiu evoluir tão rapido que hoje eu consigo bancar meu próprio Patron (que é mensal) sozinho. De certo se eu jogasse sozinho estaria um pouco longe de conseguir o primeiro mês. Eu levava cerca de 6 dias grindando feito um doido em raids no WoW pra conseguir pagar o mês lá (quando as tokens não tinha esse preço doente de hoje), aqui eu consigo fazer a grana do Patron em 6 dias e com muito menos esforço e tempo logado (eu mal preciso entrar numa instância, alias nem preciso hitar 1 mob sequer).

Deu pra notar que o coletivo e o status vip do jogo de deixa autosuficiente pra muita coisa, num geral é nisso que você deve focar de começo. O jogo vai requerir muita análise de mercado e planejamento pra evitar que seu dinheiro vá embora em coisas desnecessárias pro momento.

Vou falar mais de economia pra frente.

Longboard elétrico op

O PvP, crime e combate

O PvP é alinhado a três pontos: batalhas navais, porradaria tradicional e guerras de cerco.

Batalhas navais são caras, geralmente em raids e com altíssimo risco. As batalhas tradicionais são as arenas PvP e o PK de mapa aberto (que possuem momentos e áreas pra isso). As guerras de cerco são travadas por nações/guildas para dominar uma parte de Auroria (um dos continentes). Vale lembrar que o oceano é um ambiente em constante guerra.

Quando você ataca um jogador da sua facção o jogo cria uma poça de sangue no local, indicando que você tentou um homicídio (sim isso mesmo que você leu). Se algum jogador ver esta poça e reportar, o sistema automaticamente começa a listar todas as cagadas que você faz no jogo no seu log de crimes (incluindo roubar). Se você alcança certo nível de crimes, caso seja morto, será colocado num tribunal e então jogadores serão colocados como juri e poderão analisar todo seu histórico doente e decidir se você é inocente ou culpado, e claro definir a pena (que vai até quase 1h de prisão).

Se você for um cara extremante doente e homicida você se torna um pirata. Piratas são hostis à todo e qualquer jogador ou nação, e quem atacar um pirata não gera uma poça de sangue. Resumindo, você vira um alvo ambulante e a escória da sociedade. Vale lembrar que NPCs, incluindo mercadores e guardas podem atacar alvos hostis.

Este sistema de justiça é bacana e dá um ar diferente pro jogo.

O combate num geral é fluido e rápido; algumas habilidades combam efeitos umas com as outras.


O sistema de criação e trabalho

Pense numa coisa variada. Você pode se especializar em muita coisa: desde ser ferreiro, até fazendeiro, construtor de estruturas, especialista em máquinas, ser músico, lenhador etc. Não vou dar exemplo de tudo, mas é muita coisa. Algumas são mais lucrativas que outras, algumas são mais alinhadas a entretenimento e assim vai. Há limitações, então você deve escolher bem o que pretende upar.

Como falei no começo, criação envolve pontos de trabalho e de fato você vai conseguir evoluir bem melhor suas proficiências quando estiver no estado de "Patron", porém você pode upar sendo um jogador "gratuito". Aqui eu citei a questão do "Patron" pois a regeneração neste estado é dobrada (10 pts / 5 min) e possível quando offline, no modo "free" é apenas quando logado (5 pts / 5 min logado). Há outros limites como o ganho máximo diário e o limite máximo de pontos de trabalho.

Tirando a parte dos pontos, não há restrições de "trabalho" para gratuitos, só uma outra que vou citar logo abaixo. Coletar e criar coisas dá bastante experiência e você pode chegar no nível máximo sendo um mero minerador, por exemplo.

Cultivo de corais? É!

Sistema de terrenos, residências e construções

Não vou falar de construções de facções e guerras territoriais pois sei pouco (mas sim existe isso também). O sistema de terrenos e construções é vinculado ao mapa aberto, isto é, no mapa do jogo. Diferente de muitos outros jogos como Runescape onde sua casa é instanciada, isto é, em um "mundo paralelo".

Para ter uma casa aqui infelizmente você precisa ser "Patron", mas o jogo possui fazendas públicas que permitem você plantar coisas e fazer um troco. Outros jogadores podem liberar terrenos para outros fazerem coisas como criar itens e plantar.

Além do fato de exigir ser "patrão", cada tipo de construção possui uma taxação semanal, que num geral é barata, porém quanto mais você constroi mais você paga (mais precisamente a partir da 3ª construção todas as taxas dobram, incluindo o que você já possui). Apesar de parecer algo pay-to-win é um bom filtro para evitar que o mapa fique sem terrenos livres (ou ao menos evitar que a coisa seja mais monopolizada do que já é). Terras aqui te possibilitam muita coisa, então é bom conseguir uma fazenda bem cedo, por exemplo.

A próxima expansão maior (patch 3.5) irá mudar a forma de como os pacotes de troca (Trade Packs) funcionam, isso pode mobilizar uma redução grande da ocupação de terrenos do jogo, afinal as pessoas muitas vezes mantinham fazendas como meros estoques; mas por hora é só um análise de algo ainda mutável na Coréia.

#PartiuTeleférico
O comércio e os lucros

Aqui entrarei na parte de instrutor para novos jogadores. O comércio de jogo envolve 3 aspectos: troca tradicional entre jogadores, leilão e pacotes de troca.

Poucas coisas são farmáveis matando mobs, pois geralmente o que cai deles são sacolas e caixas que te dão uma certa quantia de dinheiro puro ou itens de criação (e pra abrir precisa de pontos de trabalho, os já citados "labor points").

As formas mais comuns de fazer dinheiro no jogo são:
  • Venda de matéria-prima (Leilão/Jogadores);
  • Venda de itens criados (Leilão/Jogadores);
  • Venda de pacotes de troca (Rotas comerciais);
  • Revenda de itens (Leilão/Jogadores).

Do que pude testar, as mais eficientes são fornecimento de matéria prima e rotas comerciais. Você pode conseguir algum dinheiro aleatoriamente se souber o preço de itens específicos e comprá-los barato para revenda, mas isso depende de sorte e conhecimento (os preços não possuem oscilações tão grotescas como de 10g pra 100g).

As rotas comerciais, incluindo o próximo update, podem resultar em 3 "produtos":
  • Carvão (material necessário para criação de itens);
  • Ouro (dinheiro);
  • Gilda Stars (moeda especial para adquirir designs de barcos, casas e outras coisas). Essa até onde sei só existem como produto de troca de packs nos servidores ocidentais.
A distância da origem/destino e o local (alguns especiais possuem bonus) fazem o preço oscilar (até onde sei a distância só faz variar as vendas de packs por ouro). A demanda de tal pacote varia com a quantidade de vendas executadas naquele local (no futuro esta parte ficara levemente mais complexa).

Pra explicar de uma forma clara, uma rota comercial funciona assim: você cria um pacote em uma máquina e então leva este pacote até um dos compradores que aceitam ele. Existem vários tipos de pacotes e rotas possíveis, mas nada tão complicado de entender. Os pacotes te deixam bem lento, então recomendo conseguir um burrinho de carga (missão do jogo) ou um veículo de carga (Farm cart) pra isso.

Já falando de grana fora destes sistemas de comércio, existem missões que te permitem ganhar gold sem precisar comercializar, mas são poucas. Vale lembrar que para vender itens no leilão sem ser "Patron" você precisa de uma licença que custa um tantinho de ouro.

ArcheAge é um jogo bem complexo, eu diria que é uma grande aula de economia.


Transporte

O jogo possui um bem funcional sistema de teletransporte. Ele é acessível por todos, sem restrições. Seu custo de uso é até baixo. Você pode tanto usar o Recall (sem custo, mas com intervalo longo) ou os teletransportes diretos (portais, custam pedras de tele e as pessoas podem pular nele).

Montarias e veículos possuem os mais variados tipos, utilidades e valores, e o jogo já te entrega uma boa de começo. Ao menos neste jogo o transporte não é um caça-níqueis estúpido.

Há também transporte público aéreo e terrestre gratuito.


Classes e itens

Diferente de muitos MMOs aqui você monta sua classe. Enquanto você upa, o jogo permite escolher 3 funções simultâneas, e as três definem a sua classe (você pode mudar depois). São muitas e você escolhe qualquer uma. O problema está apenas em evoluir cada uma pois a exp requerida para evoluir uma do nível 1 ao máximo e a mesma de evoluir o seu personagem, logo leva um tempo. O custo pra alternar e editar elas é baseado em gold, logo não é um caça-níqueis de cash.

Aqui você pode ser um arqueiro tanque, ou então um mago guerreiro, ou um bardo assassino que fica invisivel. A criatividade, foco e tempo definem a sua classe. Vale lembrar que não há restrições de armamento ou armaduras e todos os personagens podem ter um arco, independente de ser ou não arqueiro dedicado.

A itemização segue um padrão similar ao do World of Warcraft, cada item ocupa um slot na bag e você tem várias coisas equipáveis. Já falando de espaço, o banco é generoso até e você pode ter um banco pessoal na sua casa.


Desempenho do software

Achei o jogo otimizado (não use DX 11). Belos gráficos e não tão pesado. Não use DX 11. O mundo carrega dinâmicamente, com exceção de instâncias. NO DX 11. Você observa algumas quedas de FPS em áreas residenciais ou de muito volume de players (que faz seu FPS cair de 70 pra 20 facilmente às vezes), porém é bem constante em máquinas de médio porte nos 60 FPS (isso porque eu jogo com quase tudo no "alto", 1360x768.. meu PC vc checa ali no menu do blog).

Considerei o desempenho bom, mas engasga às vezes.


Um miniguia para você noob que pretende jogar

Agora vou escrever um guia pra você noob, no sentido bom da palavra. Vamos aos passos.
  1. Não se estresse em querer ser deus, aprenda as dinâmicas de combate de jogo e vá upando. As missões te fornecem coisas razoaveis pra viver por um tempo.
  2. Tente enturmar e fazer amizades. Infelizmente o jogo não possui um hub de instâncias, então você tem que tentar socializar nos chats (muitos são amigáveis e te ajudam mesmo não te conhecendo).
  3. A progressão do jogo não é das mais amistosas, mas está longe de ser terrível de difícil, acumule recursos e foque em upar e aprender.
  4. Ali na casa do nível 30 as missões irão te mover pra áreas de PK aberto, então fique esperto.
  5. Acumule recursos e vá aproveitando as fazendas públicas para plantar grãos como Rice e Barley. Cuidado pois só é protegido por certo tempo.
  6. Se não conseguir uma família ou guild que te permita plantar em paz, adquira primeiro uma licença da Auction, pra começar a fazer comércio por conta própria. Sim a agricultura é um ótimo começo para começar a tirar um troco.
  7. Aprenda onde existem animais e grãos livres no mapa, assim você perde menos tempo produzindo e mais colhendo. Neste momento, é bom você já conhecer onde e como fazer pacotes de troca (Trade Packs). Assim você já impulsiona sua carteira pra cima. Adquira seu burrinho antes de fazer os packs (missão de vocation, folha verde na cabeça dos NPCs).
  8. Já conhecendo dinâmicas básicas de comércio e tendo um nível próximo do 50, você está pronto para adquirir seu Patron. Foque integralmente em comprar 2 APEX (cash do jogo vendido no leilão), ative e então vá até o site e ative o Patron de 1 mês.
  9. Agora você é patrão. Uma das missões que você consegue no jogo te fornece uma pequena fazenda, coloque-a num local legal e construa. Agora você tem seu pedaço de terra.
  10. Daqui pra frente é planejar, aprender e expandir. Muitos eventos acontecem no jogo que te fornecem bons itens, e fique atento às missões diárias (guild, família e mérito). Instâncias podem te dar algumas coisas legais, e possuem missões diárias bacanas.

Eu considerei passos simples sendo um jogador sem amigos inicialmente, se você começar a jogar em grupo as coisas podem ficar fáceis desde o nível 1. Não esqueça de pegar o login diário (calendário no canto).


Conclusões gerais

ArcheAge é um jogo mega estruturado e social. Está longe de ser um arcade pra jogadores solitários, logo tenha ciência disto antes de mais nada. Ele trás dinâmicas bem desenvolvidas e possibilidades diversas, deixando abertas muitos jeitos de jogar. O mar e o trabalho são coisas bem fortes no jogo, logo dê atenção à eles caso queira ter sucesso.

O jogo é coreano, logo não espere uma evolução rápida. Levando em conta todas as possibilidades, considero um jogo bem tranquilo de se jogar. Como citado, ele possui sistema de microtransações, pra alguns pode ser um contra.

Quer uns links legais? Toma! LINK LINK LINK LINK

Espero ter informado vocês do que o jogo aparenta ser, e como sempre caso queira comentar ou corrigir algo estou sempre disposto a ler o que vocês pensam.


Até a próxima! o/